Com maior participação no Vereador Mirim, EMEB Monteiro Lobato volta a integrar iniciativa em 2023

por Maíra Kiefer última modificação 04/04/2023 22h43
04/04/2023 – Mesmo com a adesão de instituições de ensino estaduais e particulares, a quarta edição do Projeto Vereador Mirim ainda tem como principal colaboradora a rede municipal. Dos sete integrantes da iniciativa em 2023, quatro são vinculados ao Município. Dentre elas, está a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Monteiro Lobato, campeã de participações. A Emeb esteve presente também nas edições de 2018 e 2019. Nesta terça, 4, estudantes de 5º e 8º ano da instituição acompanharam as palestras da diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, e da chefe da seção de programas da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), Débora Vicente. Elas detalharam o processo eleitoral e mostraram qual é o papel da política e do Legislativo nos rumos da cidade e na vida dos cidadãos.
Com maior participação no Vereador Mirim, EMEB Monteiro Lobato volta a integrar iniciativa em 2023

Foto: Daniele Souza/CMNH

Participante pela segunda vez, Elisabeth Peralta, professora de Português, lembrou como projetos dos estudantes nas edições anteriores foram bem pertinentes para a comunidade. Entre eles citou melhoria proposta a uma praça, incitada por ideia apresentada no Vereador Mirim. “Esse novo grupo se espelha nisso para continuar o trabalho. A maioria nunca tinha entrado na Câmara de Vereadores. Isso é uma vivência que eles levam para a vida, muito mais do que um conteúdo que tu explicas em sala de aula”, comentou. Ela revelou que já há esboços de proposições sendo debatidos para apresentação em momento oportuno.

Leia mais: Olhos curiosos e atentos de 80 alunos acompanham o retorno do Projeto Vereador Mirim da Câmara

Da plateia, ao ser questionado pela diretora da Escola do Legislativo, o aluno do 8º ano Erick Gustavo Nericke, de 13 anos, antecipou qual será sua proposta, se eleito parlamentar: arrumar a calçada próximo à escola para torná-la mais acessível a cadeirantes. Em sua exposição, Maria Carolina falou sobre as sugestões trazidas pelos estudantes nos anos anteriores e como tiveram repercussão positiva, inclusive sendo capa em jornal de circulação diária da cidade. 

Ela ressaltou que a presença dos jovens no Parlamento, mesmo ainda sem a oportunidade de votar, já se configura como uma efetiva participação na vida política de Novo Hamburgo. Ela explicou às turmas que o envolvimento com a temática, presente no dia a dia de todas as pessoas, não se limita ao ato de escolher alguém para representá-lo no Executivo ou Legislativo. Segundo ela, estar ciente de que a política não se trata de algo ruim ou distante é um dos principais ensinamentos que o grupo deveria absorver. Foi nesse clima descontraído, recheado de questionamentos, que os futuros eleitores tiraram dúvidas, votaram com a urna eletrônica trazida pelo TRE-RS e visitaram o Parlamento municipal, conhecendo de perto o palco de decisões importantes da cidade. 

Além da participação dos futuros eleitores, as palestras foram acompanhadas pelos vereadores Cristiano Coller (PTB), Darlan Oliveira (PDT) e Gustavo Finck (PP). A Secretaria Municipal de Educação (Smed) foi representada pela assessora pedagógica Suellen Abreu.

Palestras para as outras escolas participantes: 

11/abr (14h) – Instituto Seno Frederico Ludwig

18/abr (9h) – EMEB Martha Wartenberg

25/abr (14h) – Escola de Aplicação Feevale

02/mai (14h) – EMEB Machado de Assis

09/mai (14h) – EMEB João Goulart

Confira as fotos do projeto: Vereador Mirim