Cidade (In)visível

por Maíra Kiefer última modificação 29/04/2021 17h14

Fomentada desde 2020 pela Escola do Legislativo, a ideia de propor a realização de atividades educativas voltadas para os cidadãos hamburguenses deixa de ser apenas um projeto no mês de aniversário do Município, quando a cidade completa 94 anos de história. Para ajudar a comunidade a desvendar e conhecer sua produção cultural, herança arquitetônica e curiosidades de sua formação, uma parceria selada com a Associação dos Procuradores do Município (APMNH) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) propõe uma série de lives. A iniciativa Cidade (In)visível: Cultura, Patrimônio e Identidade estreará na TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e canal legislativo no Youtube na próxima quinta, 15 de abril, às 19h.

Nesse primeiro bate-papo, o tema Patrimônio Natural e Cultural será abordado por Angelo Reinheimer, curador da Fundação Scheffel; Cinara de Araújo Vila, Procuradora do Município de Novo Hamburgo; e Udo Sarlet, professor municipal e ex-secretário de Meio Ambiente. A apresentação e mediação serão feitas pela jornalista Daniele Souza, servidora do Legislativo Municipal. Idealizadora do projeto, ao lado da diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, a procuradora esclarece que a proposta tem caráter educativo e inclusivo. Segundo Cinara, a ideia é mostrar a importância da participação social na construção de uma cidade com mais qualidade de vida, espaços urbanos otimizados e valor público.

Para reunir a produção de conteúdo desses encontros e os registros de parte da história do Município, foi lançado um site especial chamado de Rumo aos 100 anos.

 

Com 54,16 hectares, o Parcão é o maior espaço de lazer na área urbana de Novo Hamburgo. 📜O local era parte das terras do comerciante João Pedro Schmitt, considerado um dos fundadores do município de Novo Hamburgo. 🗓️ Após mobilização da comunidade, o terreno foi adquirido pela Prefeitura, no dia 19 de fevereiro de 1990, por 40 milhões de cruzeiros novos. A iniciativa teve apoio do Movimento Roessler e da União Protetora do Ambiente Natural (UPAN) de São Leopoldo. 🖋️A unidade de conservação ambiental foi batizada com o nome de Henrique Luís Roessler, um dos precursores do movimento ecológico no Brasil. A biodiversidade do local é composta por elementos de dois biomas: o Pampa e a Mata Atlântica. A Lei Complementar Municipal nº 167/1999 instituiu o Plano de Manejo do parque, estabelecendo normas de uso e ocupação do espaço. ⛹🏽‍ Em 2019, foram concluídas as obras de revitalização do Parcão. As melhorias, que incluem quadras esportivas, novos brinquedos e o cercamento, foram realizadas por meio do financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 








📜Você sabia que o Centro Histórico de Hamburgo Velho e o acervo de obras da Fundação Scheffel fazem parte do patrimônio histórico naciona

l? 📝Tombada pelo Iphan (@iphamgovbr) em 2015, a área abriga cerca de 70 imóveis que recontam a história do município e o seu desenvolvimento histórico e arquitetônico. 🔨No local, destacam-se algumas técnicas de construção como as casas em enxaimel, o estilo neoclássico, a arte déco e, principalmente, o estilo de frontão recortado, desenvolvido exclusivamente na região, no início do século XX. 💒Entre as estruturas preservadas estão o Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser, a Fundação Ernesto Frederico Scheffel, as igrejas Três Reis Magos e Nossa Senhora da Piedade e o Parcão. 🔍Quer saber mais sobre Hamburgo Velho e outros pontos importantes de NH? 👁️ O Projeto Cidade (In)visível: Cultura, Patrimônio e Identidade surge para trazer à tona as informações ainda desconhecidas sobre o patrimônio cultural, arquitetônico e natural de Novo Hamburgo.






🖋️A Casa Schmitt-Presser foi a primeira construção relativa à imigração alemã no Brasil tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1985.

🍞No local, funcionava o armazém de Johann Peter Schmitt.

🇩🇪Após um período de restauração, o imóvel feito em técnica enxaimel na primeira metade do século XIX, passou a abrigar o museu comunitário, que conta a história da colonização alemã no município.

🏚️Ela está localizada ao lado da Fundação Ernesto Frederico Scheffel, que concentra mais de 300 obras do artista, responsável pelo início do processo de tombamento do Centro histórico de Hamburgo Velho.

🔍Quer saber mais sobre a colonização alemã e outras histórias de NH?
👁️ O Projeto Cidade (In)visível: Cultura, Patrimônio e Identidade surge para trazer à tona as informações ainda desconhecidas sobre o patrimônio cultural, arquitetônico e natural de Novo Hamburgo.

💻 O primeiro bate-papo acontece no dia 15, às 19h, no YouTube da TV Câmara e no Canal 16, da Net/Claro.

📌 Clique aqui para se inscrever: http://bit.ly/TVCamaraNoYouTube

Foto: Thanise Melo/CMNH

Leia as matérias sobre as lives:

 

Live Cidade (In)visível debate amanhã patrimônio enquanto legado ou fardo

Segundo encontro do projeto Cidade (In)visível mostra uma Novo Hamburgo que vai do turismo às telas de cinema

Live sobre patrimônio artístico e turístico retoma segundo bate-papo do projeto Cidade (in)visível

Histórias de Hamburgo Velho e participação do público marcam estreia do projeto Cidade (In)visível

Projeto Cidade (In)visível: Cultura, Patrimônio e Identidade estreará em live no dia 15