Live Cidade (In)visível debate amanhã patrimônio enquanto legado ou fardo

por Daniele Silva última modificação 23/06/2021 14h06
28/04/2021 – A relação do patrimônio histórico com a construção da identidade de Novo Hamburgo, assim como as questões legais e políticas públicas que envolvem os imóveis e bens imateriais, serão abordadas na terceira live do projeto Cidade (In)visível. Com a participação do presidente da Associação dos Procuradores do Município (APMNH), Bruno Brinker, o publicitário e historiador Daniel Luciano e o arquiteto e urbanista Jorge Luis Stocker, o debate será transmitido ao vivo nesta quinta-feira, dia 29, às 19h, pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net e no YouTube da emissora legislativa.

Planejado pela Escola do Legislativo, em parceria com APMNH e a OAB Subseção Novo Hamburgo, o projeto Cidade (In)visível: cultura, patrimônio e identidade tem por objetivo mostrar a produção cultural, herança arquitetônica e curiosidades da formação do Município. Também pretende revelar histórias, personalidades e visibilizar contribuições pouco conhecidas pela sociedade. O primeiro encontro trouxe relatos sobre tombamento do Centro Histórico de Hamburgo Velho e a criação do parque Henrique Luis Roessler, o Parcão. Já o segundo apontou a vocação turística e novas perspectivas para a produção cultural hamburguense.

Leia mais:

- Histórias de Hamburgo Velho e participação do público marcam estreia do projeto Cidade (In)visível

- Segundo encontro do projeto Cidade (In)visível mostra uma Novo Hamburgo que vai do turismo às telas de cinema

 

Aniversário do Município

O mês de abril foi escolhido para dar início à iniciativa em virtude das comemorações pelos 94 anos de emancipação do Município. O objetivo é promover uma série de ações, realizadas pela Câmara Municipal e outras entidades, para pensar os 100 anos de Novo Hamburgo, que serão comemorados em 5 de abril de 2027. No primeiro bate-papo, ocorreu a apresentação do selo comemorativo e de um site com informações sobre a iniciativa e a história da cidade. A página é resultado do trabalho da equipe da Gerência de Comunicação da Casa.

Próximos encontros

Além de dar visibilidade às histórias e personalidades que compõem a identidade de Novo Hamburgo, o projeto pretende trazer ideias e perspectivas para se pensar a cidade que queremos no futuro. Por isso, a Escola do Legislativo convida a todos que quiserem contribuir na elaboração de novas pautas. A partir desse primeiro ciclo, as lives deverão ser realizadas mensalmente, incluindo temas como a importância dos trabalhadores no desenvolvimento econômico, o associativismo negro em Novo Hamburgo, a construção de espaços públicos e de uma cidade voltada aos cidadãos, cultura e redes colaborativas, entre outros. Dúvidas e sugestões podem ser encaminhas para escoladolegislativo@camaranh.rs.gov.br. Todos os bate-papos estão disponíveis no canal da TV Câmara no Youtube.