Cursos 2015

por Maíra Kiefer última modificação 10/04/2017 19h52

Palestra LAI 2015

26/11/2015 - 14h

Lei de Acesso à Informação e o Prêmio Boas Práticas de Transparência na internet

Palestrantes: 

Elisa Cecin Rohenkohl e Renato Pedroso Lauris, auditores públicos externos do TCE- RS

Local: Câmara Municipal de Novo Hamburgo

Veja o PDF com informações do curso. 


_________________________________________________________________


Palestra_Motivacional_Arno


30/10/2015 - 10h

Palestra "O SENTIDO DA VIDA É AMAR:  fala sobre propósito de vida, abordando áreas como autoconhecimento, emoções e escolhas a partir do coração.

Público: servidores do Município, vereadores e estagiários 


Palestrante:
Arno Duarte é coach e consultor organizacional. Graduado em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, possui MBA em Gestão Empresarial pela ESPM e especialização em coaching ontológico homologado pela Federacion Iberoamericana de Coaching Executivo. Também tem formação como terapeuta corporal em bioenergética. Possui experiência nacional e internacional em cargos de gestão de recursos humanos, comunicação corporativa e responsabilidade social em empresas multinacionais. Atualmente é sócio diretor da Favoo, empresa de desenvolvimento humano.

 

_______________________________________________________________________

Em comemoração aos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Escola do Legislativo promoverá curso sobre o tema.

ECA

Nome: CURSO SOBRE O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 

Dias e horários:

05/11 – 13h30min às 17h30min

06/11 – 08h30min às 12h30min

12/11 – 13h30min às 17h30min

13/11 – 08h30min às 12h30min

19/11 – 13h30min às 17h30min

Público Alvo: vereadores, servidores e estagiários da Câmara Municipal, demais servidores municipais e comunidade em geral.

Valor inscrição: gratuita, sendo fornecido certificado aos alunos que obtiverem pelo menos 75% de frequência.

Conteúdo Programático:

1. Fundamentos para o Estatuto da Criança e do Adolescente

2. Tipos de família: natural – substituta: Guarda – Tutela – Adoção

3. Poder familiar: perda e suspensão

4. Direitos assegurados a criança e ao adolescente

5. Aspectos Penais

Carga Horária: 20 horas

Vagas: 50

Local: Plenário da Câmara Municipal de Novo Hamburgo

Palestrante: Cláudia Maria Petry de Faria, da Universidade Feevale.

As inscrições poderão ser feitas através do e-mail escoladolegislativo@camaranh.rs.gov.br e pelo telefone 35940505. 

____________________________________________________________________

Curso Lideranças 2015


CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS SOCIAIS


As aulas serão ministradas pelo professor Pedro Roque Giehl, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

O curso será realizado aqui na Câmara Municipal (Plenarinho), às 3ªs feiras, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, com o objetivo de fechar as 70 horas presenciais. As outras 30 horas serão cumpridas via EAD.

As datas para a realização das aulas presenciais são: 15/09, 22/09, 29/09, 06/10, 13/10, 20/10, 03/11, 10/11, 17/11/ e 24/11.

______________________________________________________________

Palestra Cidadania 2015

PALESTRA "CIDADANIA: uma história das ideias"

OBJETIVOS

A palestra fará uma breve história das ideias humanas, com foco na pergunta: Como viver bem? Serão apresentadas algumas ideias de filósofos que nos ajudam a responder essa questão, que tanto nos diz respeito e nos mobiliza – nos debates nas escolas, na Câmara de Vereadores, nas redes sociais... Com os filósofos Sócrates e Descartes, veremos como nos aproximar dessas ideias (questionando!), e também analisaremos um exemplo prático a partir de duas teorias éticas (utilitarismo e filosofia moral kantiana).

PÚBLICO

Alunos do ensino médio e interessados na discussão sobre educação e filosofia.

REALIZAÇÃO

Dia: 21/08/2015 (sexta-feira)

Duração: 1h

Horário: das 10h às 11h

Local: Plenário da Câmara de Vereadores

Rua Almirante Barroso, 261 – Centro

CEP 93.510-290 - Novo Hamburgo/RS

VAGAS LIMITADAS

 

Clique aqui para inscrições até 20/08/2015
Após essa data, somente no local
do evento, se houver vagas. 

 

PROGRAMA

"CIDADANIA: uma história das ideias"

PALESTRANTE

Melissa Barbosa

Jornalista formada pela PUCRS e especialista em Comunicação Estratégica, trabalhou em diversos órgãos de imprensa, como Diário de Canoas (Grupo Sinos) e Zero Hora. É jornalista do quadro de servidores da Câmara de Novo Hamburgo. Formada em Filosofia pelo Unilasalle, foi orientada pela filósofa Márcia Tiburi.

CERTIFICADO

Não será fornecido certificado de participação.

INFORMAÇÕES

Fone/fax: (51) 3594-0505

www.camaranh.rs.gov.br

e-mail: escoladolegislativo@camaranh.rs.gov.br

PROMOÇÃO

Escola do Legislativo

Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo

______________________________________________________________ 

Curso Jornalismo 2015

Jornalismo: ética e criatividade - Inscrições encerradas

 
A Escola do Legislativo deu início às  suas atividades na manhã do dia 22 de maio com o seminário Jornalismo: Ética e Criatividade. O curso foi ministrado por Melissa de Araújo Barbosa, assessora de comunicação concursada do Legislativo e responsável pela Agência de Notícias, e Liceo Piovesan, coordenador da Assessoria de Comunicação da Casa.  A atividade, realizada no Plenário Luiz Oswaldo Bender, contou com a participação de profissionais e estudantes de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Porto Alegre e Esteio. “Parabéns pela iniciativa, colocando o serviço público a serviço do público”, destacou um dos participantes, em avaliação por escrito. A equipe de Comunicação da Câmara lançou durante o evento um Manual de Ética e Redação, que pode ser baixado no site do Legislativo (portal.camaranh.rs.gov.br/camara-noticias/manual_estagiarios.pdf).

 Andressa Lima dos Santos disse que ser aconselhada por profissionais experientes é incentivador. Vinícius Carvalho falou que características como humildade, conhecimento de conteúdo e responsabilidade são fundamentais para os profissionais que têm a missão de informar os mais diferentes públicos.

Seminário


Seminario1_jornalismo

“O jornalista toma decisões éticas a todo instante”, destacou Melissa. A profissional também  disse que o estudo constante, seja por meio de cursos, palestras, viagens, leitura de livros e revistas, ou pela qualificação acadêmica, é obrigação ética. Ela acrescentou a importância de se estudar a fundo a língua portuguesa. “As regras de português servem para dar clareza ao que falamos.” Os palestrantes também falaram sobre o processo criativo, seja para a elaboração de um texto ou foto, seja para distinguir formas diferentes de se contar uma mesma história e até para se propor pautas diferenciadas.

Seminario1_jornalismo2

Lembraram também que usar a criatividade não é inventar fatos ou contar mentiras. Piovesan, ao falar de ética, lembrou que todo jornalista é um formador de opinião.

Para isso, abordou o tripé ideologia, crenças e valores que, de uma forma ou de outra, acabam sempre permeando os textos do profissional de comunicação. Ele ponderou que o jornalista é um tradutor de linguagem dentro da própria língua, e deve ter cuidado para não nivelar por baixo. Por fim, também salientou a importância da leitura para a qualidade do jornalismo. Ao final do evento, os participantes fizeram um tour pelas instalações da instituição para conhecer a rotina de trabalho dos comunicadores da Casa.