Câmara de Novo Hamburgo homenageia os 100 anos da Igreja Evangélica Três Reis Magos
A trajetória da Comunidade Evangélica de Hamburgo Velho remonta à chegada dos primeiros imigrantes alemães à região em 1824. A fundação da Comunidade é oficialmente reconhecida como 6 de janeiro de 1832, um ano antes da inauguração do primeiro templo. Ao longo de quase dois séculos, a Igreja esteve ligada aos principais acontecimentos históricos da região e do país, atravessando períodos como a Revolução Farroupilha, a Guerra do Paraguai e as duas Guerras Mundiais.
A torre da igreja foi construída entre 1895 e 1898, após a Proclamação da República e a Constituição de 1891 assegurarem a liberdade religiosa e o Estado laico, permitindo que templos luteranos erguessem torres. Nela estão instalados três sinos vindos da Alemanha, que trazem a inscrição natalina “Ehre sei Gott in der Höhe und Frieden auf Erden” (“Glória a Deus nas alturas e paz na Terra”).
Em 4 de abril de 1926, o pastor Wilhelm Richard Kreutzer celebrou o Culto de Páscoa que marcou a inauguração da nova nave do templo, construída anexa à torre. É esse edifício que permanece até hoje no alto das escadarias de Hamburgo Velho, consolidando-se como um dos principais marcos arquitetônicos e históricos de Novo Hamburgo e como espaço de celebração da fé luterana ao longo de gerações.
Além da atuação religiosa, a Comunidade teve papel relevante na educação e na organização social da região, mantendo escola própria e sendo berço, em 1910, da Obra Gustavo Adolfo no Brasil, além de ampliar sua presença comunitária ao longo das décadas.
A sessão solene reconhece essa trajetória de fé, resistência e contribuição para o desenvolvimento social e cultural do município.
A cerimônia terá transmissão ao vivo pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro, e pelo YouTube.com/TVCamaraNH.