Escola do Legislativo

por Maíra Kiefer última modificação 21/08/2023 13h57

A Câmara de Novo Hamburgo é pioneira no Vale dos Sinos na implantação de um setor voltado à capacitação e formação. Sua criação ocorreu a partir da Resolução nº 5/2014, assinada à época pelo então presidente Naasom Luciano. Com oito anos de história, a Escola do Legislativo promoveu mais de 130 atividades presenciais e virtuais que envolveram mais de 10 mil participantes. 

Desde o princípio, o objetivo desse braço da Casa Legislativa não se restringia a qualificar servidores e vereadores. Entre as metas estava abrir as portas da Câmara para a comunidade, como ocorreu posteriormente com a implantação do Projeto Vereador Mirim, instituído por meio do Decreto Legislativo nº 5/2017 e que até 2019 incentivou a participação de estudantes municipais na política, levando-os a conhecer o Palácio 5 de Abril e a aprender de forma prática as atribuições e os deveres dos parlamentares. A iniciativa, que teve três edições em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi temporariamente interrompida nos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19. 

Ao longo do tempo, a instituição manteve uma composição enxuta, com um servidor concursado sendo responsável pela direção da Escola. Além da atual diretora Maria Carolina Seitenfus Hagen, também esteve à frente dos trabalhos por um período o oficial legislativo Artêmio Friedrich. 

Em 2021, após muito planejamento, a Escola estreou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma plataforma de software livre que ainda está sendo aperfeiçoada para que cursos próprios da Câmara possam ser ofertados. Após parceria com APMNH e a OAB Subseção Novo Hamburgo, outro projeto que teve início neste ano foram as série de lives Cidade (In)visível. O mês de abril foi escolhido para dar início à iniciativa em virtude das comemorações pelos 94 anos de emancipação do Município. O objetivo era promover ações, realizadas pela Câmara Municipal e outras entidades,  para pensar os 100 anos de Novo Hamburgo, que serão comemorados em 5 de abril de 2027. No primeiro bate-papo, ocorreu a apresentação do selo comemorativo e de um site com informações sobre a iniciativa e a história da cidade. A página é resultado do trabalho da equipe da Gerência de Comunicação da Casa.

 

Projeto Vereador Mirim

 

Prêmio Leopoldo Petry 

Seminário de Desenvolvimento Econômico

Cidade (In)visível

 

 

 Cursos e seminários realizados por ano


2023


2022


2019 


2018 


2017


 2016


2015

________________________________________________

 

 

Direção: Maria Carolina P. Seitenfus Hagen

Sala: 2° andar da Câmara Municipal - sala 203

Telefone: (51) 3594 0505

Estagiário: Gabriela Thurow da Silveira

WhatsApp: 51 9388-0406

Email: escoladolegislativo@camaranh.rs.gov.br

Instagram: escolalegislativonh

Facebook: EscoladoLegislativodeNovoHamburgo

________________________________________________________________________