Homenageadas 2024

por Maíra Kiefer última modificação 25/03/2024 14h00

1. Carla Regina Luckemeyer (Lourdes Valim)

Nascida em Horizontina, no noroeste gaúcho, em 1970, Carla Regina Luckemeyer mudou-se há 23 anos para Novo Hamburgo. Proprietária de um salão de beleza, atualmente é coordenadora do projeto Unidos pela fé, por meio do qual exerce ações sociais com crianças, famílias carentes e pessoas em condição de rua na comunidade do bairro Canudos. Faz doações de alimentos e roupas e auxilia dependentes químicos a conseguir tratamento e reencontrar sentido para a vida.





2. Gecy Maria Fritsch Klauck (Felipe Kuhn Braun)

Aos 69 anos, Gecy Klauck soma um importante legado pela inclusão social das pessoas com deficiência. Natural de Santa Cruz do Sul, é uma das mães fundadoras da AFAD-21 de Novo Hamburgo e presidiu a entidade por quatro gestões. Também esteve à frente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) e foi conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), além de ser mãe da Maíra Maria Klauck, que faz parte do projeto cinematográfico “Cromossomo 21”, que recebeu os títulos de menção honrosa no festival de cinema de Gramado, melhor filme do FICC 2017.




3. Ivete Schwantz Oliveira (Gustavo Finck)

Natural de Santa Maria, aos 62 anos, Ivete Schwantz Oliveira tem sua vida ligada ao compromisso com a segurança pública e o apoio social na cidade. 






4. Jane Pilger Soares (Fernando Lourenço)

Nascida 1962 em Novo Hamburgo, Jane Pilger Soares dedica-se a causas sociais, empenhada em ajudar os mais necessitados. Atualmente lidera um notável projeto que busca auxiliar pessoas em situações desafiadoras. Através da distribuição de cestas básicas, ela oferece apoio essencial, transformando a vida de muitas pessoas, especialmente dependentes químicos.

 

 

 

 

5. Losinei Agostinho Ramão (Darlan Oliveira)

Natural de Novo Hamburgo, Losinei Ramão trabalha como coordenadora da Associação Beneficente Mães Pobres (ASSOBEMP), espaço que há 20 anos ofertava cursos totalmente gratuitos nas áreas de artesanato e costura, além de auxílio aos mais necessitados. Graças à atuação de Losinei no amparo a famílias carentes em momentos de vulnerabilidade, o foco da entidade continua voltado à arrecadação de alimentos e à ajuda ao próximo.





6. Maria Regina Strack Dau (Enio Brizola)

Voluntária há 24 anos, Maria Regina Strack Dau atua na Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo para minimizar o sofrimento de pacientes de baixa renda e de seus familiares na luta contra o câncer. Em média, são 500 atendimentos mensais. Atualmente, exerce a diretoria-executiva da entidade, que presidiu por oito anos e meio, tendo sido ainda em outras ocasiões vice-presidente e líder do conselho. Filha de Mercedes Warkem Strack e Ivo Strack, o qual foi vereador por seis anos.




7. Maristela Hernandes Aranda Xavier (Semilda Tita)

Natural de Porto Alegre, a técnica em enfermagem Maristela Hernandes Aranda Xavier dedica-se há quatro anos a ajudar ex-moradores de rua e dependentes químicos. Como pastora e juíza de paz eclesiástica, preside a Associação dos Filhos Segundo Coração de Jesus, local que acolhe de forma voluntária pessoas que precisam de proteção e cuidado. Ao lado do marido, pastor Carlos Ezequiel Xavier, e dos filhos Vitória e Erick Davi, ela dedica sua vida à luta por uma sociedade mais justa e igual.





8. Rafaela Nitz (Cristiano Coller)

Natural de Novo Hamburgo, Rafaela Nitz coleciona medalhas e feitos no Judô em competições no Brasil e no mundo. Aos 34 anos, atua como técnica das seleções gaúcha e nacional de base e integra a Comissão Técnica da Federação Gaúcha de Judô (FGJ ). Em 1993, aos 4 anos de idade, começou a praticar o esporte e, em 2008, foi convocada para representar a Seleção Brasileira principal no Circuito Internacional da Federação Internacional de Judô. Contratada pela Sogipa de Porto Alegre e pelo Clube de Regatas Flamengo e por oito anos representando o país, arrematou títulos sul-americanos, Grand Slans, World Cups e desafios internacionais.




9. Salete Zampieron (Vladi Lourenço)

Empresária e com vocação de ajuda ao próximo, Salete Zampieron nasceu em 1960 em Paraí. Mudou-se para Novo Hamburgo, cidade na qual mantém com sua família a Marmoraria Zampieron.






10. Schirley Suely Fleck (Inspetor Luz)

Natural de Rolante, Schirley Suely Fleck nasceu em 1941. Aos seis anos, mudou-se com sua família para Novo Hamburgo. Formada em magistério, iniciou sua trajetória de professora aos 16 anos, após concurso público municipal. Além de lecionar em várias instituições de ensino, foi vice-diretora por cinco anos na Escola Estadual Leopoldo Petry. No início dos anos 80, a homenageada atuou como professora voluntária por cinco anos no presídio de Novo Hamburgo, em um projeto idealizado pela Escola Santa Catarina. No ano de 1983, Schirley criou ao lado da amiga Juraci Saraiva um espaço para auxiliar os alunos em dificuldade escolar, o Centro Schirley Fleck. Atualmente, aos 82 anos, coordena projetos no Instituto Educacional Semear.




11. Sebastiana Silva de Camargo (Raizer Ferreira)

Natural de Três Passos e nascida em 1949, Sebastiana Silva de Camargo é membro ativa da Igreja Divã de Deus. Responsável por festas memoráveis no Natal e no Dia das Crianças, preocupa-se em proporcionar alegria para os menos favorecidos. Organiza e recebe itens doados e os distribui para a comunidade, sendo sua casa um ponto de referência de solidariedade. Há 44 anos escolheu Novo Hamburgo.





12. Sussana Schmitt (Ito Luciano)

Advogada do Sindicato do Comércio e dos Motoristas de Novo Hamburgo, Assistente Judiciária do Município e Defensora Pública titular de Novo Hamburgo, aos 66 anos, Sussana Schmitt acumula quase 40 anos de carreira jurídica. Natural de Três Coroas, é mãe Bárbara Luiza Schmidt e Carlos Eduardo Schmidt, também advogados.

 

 

 

 

13. Tânia Terezinha da Silva (Ricardo Ritter - Ica)

Técnica em Enfermagem, Tânia Terezinha da Silva, de 60 anos, construiu sua trajetória política a partir do trabalho desenvolvido no atendimento de pacientes na rede pública de saúde. Natural de Novo Hamburgo, em 1991, foi aprovada e nomeada técnica em enfermagem no município de Dois Irmãos. Essa experiência a levou a candidatar-se vereadora da cidade por três mandatos, tornando-se presidente do Legislativo, e na sequência, prefeita por duas gestões. Em 2021, ainda na pandemia, foi convidada a presidir a Fundação de Saúde do Município, posto que ocupou até março de 2022. Atualmente, é suplente no Parlamento estadual, com votação de cerca de 30 mil votos.




14. Zelita Marina Alves da Silva (Gerson Peteffi)

Com estreita ligação com o Tradicionalismo Gaúcho, a professora Zelita Marina Alves da Silva dedica-se à divulgação de eventos na área da cultura rio-grandense. Além de ter lecionado na rede pública estadual por 26 anos e ter uma coluna sobre os temas tradicionalistas no Jornal NH, seu empenho na preservação das tradições renderam-lhe diversas comendas de méritos da 30ª Região Tradicionalista e o título de sócio remido da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande.




 

 Veja a solenidade na íntegra:

 

 

Confira as fotos da solenidade: Mulher Cidadã 2024