Projeto que altera regras de licenciamento para ETRs avança na Cojur após emenda

por Luís Francisco Caselani última modificação 24/08/2022 20h28
24/08/2022 – Em reunião no início da tarde desta quarta-feira, 24, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) da Câmara de Novo Hamburgo deu prosseguimento à tramitação de dois projetos de lei. Uma das matérias, assinada pelo vereador Gustavo Finck (PP), obteve parecer favorável após apresentação de emenda. O documento corrigiu trechos apontados pela Procuradoria da Casa, o que garantiu a admissibilidade do projeto. O texto elaborado pelo progressista propõe novas regras para a instalação e licenciamento das estações transmissoras de radiocomunicação (ETRs) na cidade.
Projeto que altera regras de licenciamento para ETRs avança na Cojur após emenda

Foto: Jaime Freitas/CMNH

O objetivo do Projeto de Lei nº 63/2022 é facilitar a expansão dos serviços e a implantação de novas tecnologias a partir da desburocratização do processo de liberação para infraestruturas já homologadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Para isso, a matéria determina que a autorização municipal ocorra automaticamente após a realização de cadastro junto ao Executivo, a apresentação dos documentos necessários e o pagamento de taxa.

Para assegurar quórum na análise do projeto, a reunião da Cojur contou com a participação do vereador Felipe Kuhn Braun (PP). Ele foi convidado para compor a mesa devido à ausência do relator Gerson Peteffi (MDB), representando a comissão em evento em Porto Alegre, e à impossibilidade de o secretário Gustavo Finck opinar sobre sua própria matéria. Além do voto de Felipe, o presidente do colegiado, Fernando Lourenço (Avante), também decidiu pelo encaminhamento da proposta às demais comissões.

Eleições para diretor

Fernando e Finck ainda assinaram parecer favorável à tramitação de outro projeto. Protocolado pelo Executivo, o PL nº 68/2022 promove alterações na norma que regulamenta as eleições para diretor dentro das escolas municipais. A proposta busca adequar algumas disposições a legislações federais que, entre outras coisas, tratam da complementação de recursos financeiros ao ensino público. A principal mudança está na implantação de avaliação prévia de mérito e desempenho para os candidatos interessados.

As alterações, contestadas pelo Sindicato dos Professores Municipais (SindProfNH), serão discutidas em plenário a partir da próxima segunda-feira, 29, em duas votações.

Autismo

A comissão também apreciaria nesta quarta o PL nº 64/2022, de autoria do vereador Fernando Lourenço. No entanto, o parlamentar pediu o adiamento da análise para averiguar a necessidade de correções. A proposta determina que unidades públicas de saúde utilizem o questionário M-Chat para rastrear sinais precoces do transtorno do espectro autista em crianças de 16 a 30 meses.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação se reúne às quartas-feiras, a partir das 13h15, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.