Procuradoria da Mulher comemora seu sétimo aniversário
Criado no final de 2017, o espaço localizado no andar térreo da Câmara abriu suas portas efetivamente no dia 22 de março de 2018. Desde então, a Procuradoria atua na defesa dos direitos da mulher, no recebimento e encaminhamento de denúncias de violência e discriminação, na elaboração de campanhas educativas e na sugestão e fiscalização de programas de igualdade de gênero. Responsável pela articulação da Rede Integrada Laço Lilás, é também protagonista na cooperação com instituições públicas e privadas para a implantação de novas políticas.
Em sua fala, Luciana salientou as primeiras ações de sua gestão, como a organização de audiência pública na última semana, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos, que discutiu a importância da retomada do Centro de Referência da Mulher (CRM). “Precisamos de um espaço exclusivo de atendimento às vítimas de violência em Novo Hamburgo. Tivemos um plenário lotado e firmamos um compromisso para avançarmos nesse sentido. Que possamos ter, no decorrer do ano, muitas outras atividades que tragam políticas públicas ao centro do debate e fortaleçam a igualdade de gênero e a proteção das mulheres”, frisou a vereadora.
Daia Hanich (MDB), que deve assumir o comando dos trabalhos em 2026, também se pronunciou. “Precisamos muito desses eventos, mas também do apoio de vocês, vereadores, porque a violência doméstica só consegue ser reduzida por mulheres que ajudam mulheres e por homens conscientizados”, afirmou.
Sarau
Desde o início de março, a Câmara tem promovido uma série de atividades alusivas ao Mês da Mulher. Nesta terça-feira, 25, a partir das 19h, o Plenário do Legislativo recebe o sarau Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só. O evento abrirá espaço para apresentações de dança, música e poesia, com palco livre para a manifestação artística de todas as participantes interessadas. Para acompanhar e performar, basta comparecer à sede da Câmara, na rua Almirante Barroso, 261, no Centro de Novo Hamburgo.
Confira outras atividades realizadas no Mês da Mulher:
- Câmara debate participação feminina na política
- Câmara debate assédio sexual e leva ações à comunidade
- Emoção marca a entrega dos títulos de Mulher Cidadã
- Audiência pública debate retomada do Centro de Referência da Mulher