Plenário aprova projetos remanescentes do vereador Sergio Hanich

por Luís Francisco Caselani última modificação 04/07/2022 23h30
04/07/2022 – Quando o vereador Sergio Hanich (MDB) faleceu, no último dia 11 de abril, três projetos de lei de sua autoria ainda tramitavam na Câmara. Nesta segunda-feira, 4, as matérias foram apreciadas em primeiro turno e aprovadas por unanimidade em plenário. Os textos dão nome a uma praça no bairro Vila Nova e às ciclofaixas da avenida Victor Hugo Kunz e da rua Marques de Souza. As proposições são as últimas contribuições legislativas do parlamentar, que emendou quatro mandatos consecutivos entre 2009 e 2022.
Plenário aprova projetos remanescentes do vereador Sergio Hanich

Fotos: Tatiane Lopes e Daniele Souza/CMNH

Embora elaboradas por Serjão, as matérias analisadas nesta segunda levam a assinatura dos quatro integrantes da Mesa Diretora. Apesar de já estarem tramitando na Casa, a extinção do mandato do ex-vereador forçaria o arquivamento dos projetos de lei. Para evitar que as ideias se perdessem, o presidente Cristiano Coller (PTB), o vice Fernando Lourenço (Avante) e os secretários Ricardo Ritter – Ica e Vladi Lourenço (ambos do PSDB) reapresentaram as propostas como substitutivos. Os novos textos mantiveram na íntegra a redação original.

Praça Nildo José Moraes

O Substitutivo nº 6/2022 recupera o PL nº 120/2021, que dá nome a uma área verde com quase 1,3 mil metros quadrados na rua Alberto Lindner, em frente ao número 545, no bairro Vila Nova. A proposta é de que o espaço seja chamado de Praça Nildo José Moraes, em referência ao cidadão que manteve residência e comércio próximo ao local.

Ciclofaixas

O Substitutivo nº 7/2022, por sua vez, reedita o PL nº 127/2021 e denomina a ciclofaixa localizada junto à rua Marques de Souza. O trecho de aproximadamente 800 metros, entre a avenida Victor Hugo Kunz e a rua Engenheiro Jorge Schury, presta reconhecimento ao ex-zagueiro do Esperança Nilo Paes de Oliveira.

Já o outro PL resgatado, de número 119/2021, dá nome à ciclofaixa da avenida Victor Hugo Kunz. Com extensão aproximada de 3,5 quilômetros, cruzando os bairros Centro, Hamburgo Velho e São Jorge, a via será batizada em homenagem a Waldomiro Julio Raimundo, entusiasta do ciclismo de velocidade no município. O texto foi reapresentado pela Mesa Diretora sob forma do Substitutivo nº 5/2022.

Saiba mais sobre os dois homenageados.

A convite do vereador Raizer Ferreira (PSDB), Eliseu Raimundo, filho de Waldomiro, subiu à tribuna para falar sobre a homenagem. Diretor de Trânsito da Prefeitura, ele revelou seu desconforto com a aprovação do substitutivo durante sua passagem à frente da pasta, mas enalteceu o orgulho que tem de seu pai. “Quando eu recebi de Sergio Hanich esse direcionamento, eu não me senti muito à vontade. Ele era muito amigo do meu pai e sempre dizia que foi meu pai quem o ensinou a dirigir. Embora me orgulhe demais, foi difícil, pois exerço a função de diretor e tenho incumbência sobre a ciclofaixa, que tem dado discussões”, explicou Eliseu, que salientou os esforços do Executivo para acomodar e garantir maior segurança a pedestres, ciclistas e condutores.

Sobre seu pai, comentou a respeito da representatividade para o ciclismo hamburguense. “Foi um dos indivíduos que promoveu o máximo que pôde essa questão na cidade. Nossa família foi muito pobre, mas havia duas coisas que não faltavam dentro de casa: o amor do meu pai e da minha mãe e o incentivo ao esporte, especialmente ao ciclismo”, concluiu Eliseu.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.