Projeto de lei batiza praça no bairro Vila Nova em homenagem a Nildo Moraes

por Luís Francisco Caselani última modificação 31/01/2022 17h42
31/01/2022 – Em dezembro do ano passado, o vereador Sergio Hanich (MDB) protocolou projeto de lei que dá nome a uma área verde com quase 1,3 mil metros quadrados na rua Alberto Lindner, em frente ao número 545, no bairro Vila Nova. A proposta apresentada pelo parlamentar é de que o espaço seja chamado de Praça Nildo José Moraes, em referência ao cidadão que manteve residência e comércio próximo ao local. O texto ainda será analisado pelas comissões permanentes da Câmara antes da votação em plenário.
Projeto de lei batiza praça no bairro Vila Nova em homenagem a Nildo Moraes

Foto: Moris Mozart Musskopf/CMNH

Nildo nasceu no dia 28 de abril de 1933 na localidade de Picada São Paulo, hoje pertencente ao município de Morro Reuter. Ainda jovem, foi morar com uma família em Ivoti. Voltaria para seu lar biológico no início dos anos 1950, já fixado no bairro Vila Nova, em Novo Hamburgo. Logo começou a trabalhar na indústria de calçados, malas e carteiras Haas, onde permaneceria por 23 anos. Em agosto de 1954, casou-se com Erna Schaab, com quem se mudaria para a rua Alberto Lindner e teria cinco filhos.

Na década de 1970, já desligado da Haas, iniciou ao lado da esposa um ateliê em sua própria residência. Em 1976, abriu um armazém de secos e molhados, empreendimento que manteria até se aposentar, oito anos mais tarde. Em 1991, foi diagnosticado com diabetes, condição que o levaria a acumular outros problemas de saúde. Nildo faleceu no dia 25 de março de 2001, aos 67 anos, vítima de um ataque cardíaco.

Leia na íntegra o Projeto de Lei nº 120/2021.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a matéria é logo publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), podendo ser acessada por qualquer pessoa. Na sessão seguinte, sua ementa é lida durante o Expediente, sendo encaminhado para a Diretoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a proposta é encaminhada à Gerência de Comissões Permanentes e à Procuradoria da Casa.

Todas as propostas devem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e pelas comissões permanentes relacionadas à temática do projeto. São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.

registrado em: