Ex-atletas podem dar nome a ciclofaixas que cruzam o bairro Hamburgo Velho

por Luís Francisco Caselani última modificação 28/01/2022 13h52
28/01/2022 – As ciclofaixas da avenida Victor Hugo Kunz e da rua Marques de Souza, recentemente inauguradas pela Prefeitura, podem em breve ser batizadas em homenagem póstuma a duas personalidades ligadas ao esporte hamburguense. A primeira, com extensão aproximada de 3,5 quilômetros, levaria o nome de Waldomiro Julio Raimundo, entusiasta do ciclismo de velocidade no município. Já a segunda, com cerca de 800 metros, prestaria reconhecimento ao ex-zagueiro do Esperança Nilo Paes de Oliveira. Os nomes foram propostos no final do ano passado pelo vereador Sergio Hanich (MDB). Os projetos de lei devem ser discutidos pelas comissões permanentes a partir da retomada dos trabalhos em fevereiro.
Ex-atletas podem dar nome a ciclofaixas que cruzam o bairro Hamburgo Velho

Foto: Daniele Souza/CMNH

A denominação da ciclofaixa da avenida Victor Hugo Kunz é prevista pelo PL nº 119/2021. Com início na rotatória da rua Domingos de Almeida, a via segue até a rua Ícaro, cruzando os bairros Centro, Hamburgo Velho e São Jorge. Serjão sugeriu o nome de Waldomiro justamente devido a seu envolvimento com a prática do ciclismo na cidade. Nascido em Rolante no dia 16 de maio de 1941, o homenageado mudou-se para Novo Hamburgo com a família aos 16 anos de idade.

De origem humilde, ajudou desde cedo no sustento de seus seis irmãos trabalhando com coleta de leite. O ofício, iniciado em sua cidade natal, teve sequência após sua chegada ao Vale do Sinos. Com o dinheiro que conseguia economizar, comprou suas primeiras peças e ferramentas e abriu uma oficina de bicicletas. Como o negócio não prosperou, buscou seu primeiro emprego formal no entreposto de leite Jacobs. Foi nessa época que conheceu sua esposa, Mercedes Maria Schnorr, com quem teria seis filhos.

Na década de 1970, trocou de ramo e ingressou na siderúrgica Aços Plangg. Na nova empresa, recebeu apoio e criou uma equipe de ciclismo, que passou a disputar campeonatos nacionais e internacionais. Grande incentivador de novos atletas, Waldomiro desenvolveu diversos eventos da modalidade, em especial nos bairros Liberdade e São Jorge. Algum tempo depois, tornou-se caminhoneiro. Waldomiro acabou falecendo no dia 8 de novembro de 1982, aos 41 anos, após se envolver em um trágico acidente durante viagem ao Rio de Janeiro.

Ciclofaixa Nilo Paes de Oliveira

Já o trecho de aproximadamente 800 metros junto à rua Marques de Souza, entre a avenida Victor Hugo Kunz e a rua Engenheiro Jorge Schury, é batizado pelo PL nº 127/2021. Segundo o projeto, a ciclofaixa, que cruza os bairros Hamburgo Velho e São José, se chamará Nilo Paes de Oliveira. Natural de Montenegro, Nilo mudou-se para Novo Hamburgo aos 22 anos de idade para jogar pelo Foot-Ball Club Esperança. Ele permaneceria na cidade até praticamente o fim de sua vida.

Nascido no dia 14 de junho de 1923, Nilo começou a trabalhar ainda menino ajudando um padeiro local nas entregas domiciliares. Aos 13 anos, assumiu emprego na fábrica de calçados Hans & Sommer. De lá, foi trabalhar em um jornal como aprendiz de tipógrafo. A experiência lhe rendeu uma oportunidade junto à Livraria e Gráfica Gehlen. Apaixonado por futebol, começou a se destacar também nos gramados. Em abril de 1946, aceitou a proposta de um dirigente do Esperança e mudou-se para Novo Hamburgo para trabalhar como tipógrafo na empresa Otomit e compor a zaga do clube de Hamburgo Velho. Nilo atuaria com a camisa alviverde até 1953.

Já fixado na cidade, casou-se três anos após pendurar as chuteiras com Wanda Therezinha Vielitz. Nessa época, passou a trabalhar como representante comercial, ofício que exerceria até o início dos anos 2000. Já com idade avançada, passou a controlar apenas serviços bancários para seu sócio Cláudio, um de seus três filhos, e a visitar antigos clientes. Uma sequência de pequenos derrames o levou a alterar seu estilo de vida. Embora tenha passado quase sete décadas em Novo Hamburgo, Nilo viveu seus últimos meses em um residencial geriátrico na cidade de Dois Irmãos. Ele faleceu no dia 17 de julho de 2014, aos 91 anos.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a matéria é logo publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), podendo ser acessada por qualquer pessoa. Na sessão seguinte, sua ementa é lida durante o Expediente, sendo encaminhado para a Diretoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a proposta é encaminhada à Gerência de Comissões Permanentes e à Procuradoria da Casa.

Todas as propostas devem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e pelas comissões permanentes relacionadas à temática do projeto. São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.

registrado em: