Moção pede celeridade da RGE no recolhimento de galhos podados

por Daniele Silva última modificação 11/03/2024 22h48
11/03/2024 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira, 11, o envio de uma moção de apelo à RGE, empresa responsável pelo fornecimento de energia na cidade. Elaborado por Darlan Oliveira (PDT), o documento pede que a concessionária aja com maior rapidez no recolhimento de resíduos de podas, necessárias quando a vegetação interfere na rede elétrica. O texto também cobra maior cuidado na colocação de postes e na retirada de fios caídos.
Moção pede celeridade da RGE no recolhimento de galhos podados

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

“A RGE faz as podas quando as árvores estão em conflito com a rede elétrica ou com risco iminente de queda. Após o serviço, os restos de galhos e folhas ficam largados nas ruas e calçadas da cidade, causando obstrução de passagem dos pedestres. Fazemos o apelo para que haja o recolhimento dos resíduos gerados com mais rapidez, cumprindo as cláusulas contratuais da prestadora”, pontua o autor.

Leia também: - Presidente da Câmara recebe visita de representante da RGE

- Moção incentiva criação de CPI sobre concessionárias de energia elétrica

Sobre a questão dos postes, a Moção nº 10/2024 destaca que, na hora de substituí-los, há casos de rompimento da rede de esgoto local. “É necessário maior cuidado da empresa na realização do serviço”, acrescenta Darlan.

Na tribuna, Darlan mostrou imagem de uma vala com acúmulo de água na base de um poste, após troca realizada pela concessionária na rua Xapurí, no São José. O local é um dos bairros com maior incidência de casos de dengue no município. “Essa moção justamente é um apelo, um pedido, na melhoria da qualidade de serviço porque a gente tem se deparado com diversas situações como essa. E a gente precisa dar uma resposta para o contribuinte”, pontuou o vereador, lembrando pedido recente da Casa para que os deputados estaduais aprovem a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a atuação das empresas fornecedoras de energia.

A moção foi assinada também pelos vereadores Cristiano Coller (PRD), Felipe Kuhn Braun (PP), Ito Luciano (PRD), Lourdes Valim (Republicanos), Ricardo Ritter – Ica (PSDB) e Semilda – Tita (PSDB).

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.