Local para instalação de posto de atendimento a vulneráveis em estação de trem deve ser definido em breve

por Maíra Kiefer última modificação 02/10/2018 00h32
1º/10/2018 – O projeto-piloto para implantação de um posto voltado a vulneráveis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) avançou mais um passo nesta segunda-feira, dia 1°. Com o objetivo de verificar a melhor localização para esse braço de apoio no acolhimento e denúncia da violência doméstica, foram realizadas visitas a salas disponíveis em três estações da Trensurb em Novo Hamburgo. Participaram da verificação dos locais o diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Rosalino Constante Seara, a delegada titular da Deam, Raquel Peixoto, o gerente de Projetos Especiais da Trensurb, Paulo Ricardo Lima Lomando, a advogada e coordenadora do Movimento #Paz, Gabriela Streb, a psicóloga Camila Vettorazzi Campos e o relações-públicas Alexsander Penz Mendes, representando a procuradora especial da Mulher do Legislativo hamburguense, Patricia Beck.
Local para instalação de posto de atendimento a vulneráveis em estação de trem deve ser definido em breve

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

A definição deverá ser feita em breve. Os envolvidos na iniciativa visitaram hoje as estações Santo Afonso, Fenac e Novo Hamburgo. Conforme protocolo de intenções entre a Polícia Civil e a Trensurb, cuja assinatura deverá ser feita dentro de pouco tempo, estão previstas as criações de sala para o posto avançado da Deam; sala ou auditório para treinar, capacitar, ensinar, sensibilizar e promover encontros; além de espaço de atendimento profissional especializado. A proposta da Polícia Civil é instituir os programas “Mediar”, que desde 2013 vem sendo ferramenta para a mediação de conflitos na esfera policial; “Papo de Responsa”, voltado a crianças e jovens, com o intuito de promover ações preventivas e informativas em relação à violência e, especialmente, às drogas; “Mais Garantias”, iniciativa que oferece à comunidade serviços de registros de ocorrência, palestras educativas e o atendimento especializado a mulheres e idosos, através da utilização da Delegacia Móvel; e o projeto “Homem, sim. Consciente também”, que irá oferecer assistência psicológica não apenas à mulher vítima de violência, mas também ao autor, independente de boletim de ocorrência.

A delegada Raquel Peixoto acredita que os atendimentos dos programas no novo local poderão ter início no final do ano, sendo a parte de registro de ocorrências possivelmente realizada a partir de 2019. A maioria dos projetos sociais já é desenvolvido pela Deam. Para o delegado Rosalino Seara, a infraestrutura das estações e a facilidade de acesso são características importantes para o sucesso da iniciativa. Lomando lembrou que o trem é o dia a dia das pessoas, e o fato de existir um local de acolhimento na estação, pela qual circulam milhares de cidadãos todos os dias, é um grande diferencial da proposta. Gabriela Streb declarou que o Movimento #Paz, assim como as demais entidades vinculadas, apoiam a iniciativa.

Saiba mais

As tratativas para a implantação da proposta tiveram início no começo de junho. Desde então, diversos encontros estão sendo realizados entre integrantes da Polícia Civil, Trensurb e Procuradoria Especial da Mulher

Conheça as ações da Procuradoria Especial da Mulher.

Procuradoria Especial da Mulher

registrado em: