Protocolo de intenções deverá ser feito para implantação de projeto-piloto de posto da Delegacia da Mulher em Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer última modificação 14/08/2018 19h23
13/08/2018 - Em reunião realizada nesta segunda-feira, dia 13, no Palácio da Polícia, em Porto Alegre, foi debatido com o Chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, o projeto-piloto para implantação de posto voltado a vulneráveis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) na estação de trem Novo Hamburgo. A iniciativa envolve ainda a Trensurb e a Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo hamburguense. A partir da conclusão da proposta-modelo serão procurados apoiadores financeiros que viabilizem a implantação.
Protocolo de intenções deverá ser feito para implantação de projeto-piloto de posto da Delegacia da Mulher em Novo Hamburgo

Maíra Kiefer/CMNH

Além de Wendt, participaram do encontro o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Fábio Motta Lopes, o diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Rosalino Constante Seara, a delegada titular da Deam, Raquel Peixoto, o diretor de Administração e Finanças da Trensurb, Geraldo Luis Felippe, o gerente de Projetos Especiais da Trensurb, Paulo Ricardo Lima Lomando, a procuradora especial da Mulher, Patricia Beck (PPS), e a servidora da Câmara de Novo Hamburgo, Carolyne Andersson.

“A ideia original é criar um braço de apoio da Delegacia da Mulher, com algumas peculiaridades, que seriam um posto de atendimento avançado e duas outras infraestruturas e salas para os projetos que a delegada Raquel tem feito na região, os quais têm surtido muito efeito. Nesse primeiro momento, é essa a proposta. E mais adiante a intenção é avançar mais”, explicou Lomando. 

Para dar seguimento a esse programa, será necessário uma relação institucional formalizada, estabelecida em um protocolo de intenções. “Esse projeto-piloto poderá ser estendido para todo o sistema metroviário nacional se a iniciativa local der resultado”, projetou Lomando.

A delegada Raquel afirmou que sua ideia era acrescentar ao escopo de serviço desse novo espaço os casos de abuso sexual infantil, além de desenvolver projeto de grupos reflexivos voltados aos homens, iniciativa já desenvolvida por ela na época que atuava em Caxias do Sul. O delegado Emerson Wendt indicou que em Bento Gonçalves medida semelhante, envolvendo atendimento de agressores, está em andamento, com reuniões a cada 15 dias. Segundo Raquel, existe na sociedade esse apelo para atender esse segmento com objetivo de evitar reincidências.

A procuradora especial Patricia Beck falou sobre o funcionamento da Procuradoria Especial da Mulher, inaugurada em março deste ano, sobre as parcerias feitas com a rede de atendimento do Município e sobre a campanha Fale Agora de combate à violência doméstica, lançada no mês de junho, em parceria com a Trensurb e com o Movimento HeforShe da ONU. Ela questionou se existia um concurso em andamento e previsão para o início dos trabalhos. O chefe da Polícia Civil explicou que o ingresso dos servidores se dará esse ano, mas a posse, em virtude de formação de cerca de cinco meses, ocorrerá em abril.

Ao receber os materiais gráficos da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Wendt sugeriu que as peças impressas sejam entregues em reunião de todas as Deams.

Confira as notícias da Procuradoria Especial da Mulher.

Conheça a Campanha Fale Agora. 

Procuradoria Especial da Mulher

registrado em: