Legislativo concede Medalha Mérito Esportivo Victor Hugo Körbes a 51 atletas de Novo Hamburgo

por Tatiane Souza última modificação 03/12/2021 12h57
02/12/2021 – A entrega da Medalha Mérito Esportivo, que a partir deste ano leva o nome de Victor Hugo Körbes, homenageou, na noite desta quinta-feira, 2, 51 atletas da cidade, em seis modalidades diferentes, por suas conquistas em âmbito estadual, nacional e mundial. A honraria foi entregue pela Câmara Municipal em sessão solene que, mesmo seguindo os protocolos contra a Covid-19, lotou pela primeira vez desde o início da pandemia, o Plenário hamburguense. Compuseram a Mesa Diretora, os parlamentares Gustavo Finck (PP), Cristiano Coller (PTB), Gerson Peteffi (MDB), o ex-vereador Raul Cassel e a filha de Vitão, Taiana Silveira Körbes. “Agora, vocês levam a condição de serem ídolos em seus grupos, de representarem o esporte sadio, ético, que nos faz vibrar pela conquista, pelo suor, pela alegria de ser uma atleta. Isso motiva e sempre motivou essa medalha do Mérito Esportivo”, afirmou o idealizador da honraria, Cassel.
Legislativo concede Medalha Mérito Esportivo Victor Hugo Körbes a 51 atletas de Novo Hamburgo

Foto: Daniele Souza/CMNH

As 46 indicações que enaltecem feitos esportivos deste ano foram todas protocoladas por Gustavo Finck e aprovadas por unanimidade em plenário. Somam-se a elas ainda cinco nomeações remanescentes do final de 2019, formalizadas por Cristiano Coller e pelo então vereador Raul Cassel. Como os títulos reconhecidos pelos requerimentos foram conquistados após a última entrega da medalha, em outubro daquele ano, as distinções foram concedidas na cerimônia desta quinta-feira.

Parentes e amigos de Vitor Körbes, Eny Clery Körbes, Cristina Beiriz; Stela Körbes; Rejane Fleck; Marco Antônio Schmidt; e Morgana Elisa Suedekun, acompanharam a solenidade da Tribuna de Honra.

Saiba mais:

Premiação esportiva da Câmara deve eternizar o nome de Vitão Körbes

Veja e baixe as fotos da solenidade em alta resolução

Gustavo Finck ressaltou que Vitão é um grande amigo, grande atleta, e um cidadão hamburguense que sempre representou exemplarmente a cidade. “Quero agradecer especialmente a Dona Eny, muito obrigado pela sua presença, a felicidade de tê-la aqui é imensa. Sabemos do esforço que fez para tornar isso possível”, disse. O parlamentar destacou que é o primeiro evento que traz a Casa cheia, mesmo seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19. “Vocês, atletas, treinadores, entidades e pais aqui presentes, fomentam a atividade esportiva em nosso Município. Vocês levam o nome de Novo Hamburgo adiante”, ressaltou o progressista ao lembrar que a premiação é realizada em nome de todo Legislativo hamburguense. “Esse projeto foi feito com muito carinho, escolhemos a dedo o nome do Vitão, uma medalha tão bonita e que vai significar muito para o futuro de vocês, porque vocês estão sendo homenageados com uma medalha que leva o nome de um grande atleta de Novo Hamburgo”, disse Finck emocionado. 

Felipe Kuhn Braun (PP) salientou que os atletas presentes fazem a diferença na sociedade. O vereador ressaltou que o esporte faz conexões, faz amizades, auxilia na saúde, no convívio social e pessoal. “Vocês representam Novo Hamburgo e, pelas vossas mãos e pelos vossos méritos, estão aqui hoje”, disse. 

Assista a um vídeo produzido pela TV Câmara NH em homenagem a Victor Hugo Körbes, quando da aprovação do PL para dar nome à premiação.

Cristiano Coller fez uma homenagem especial aos pais e ou responsáveis de todos os atletas homenageados na noite. “Vocês levam, incentivam e investem em seus filhos, no seu atleta”, parabenizou o petebista. Ele lembrou que os 14 vereadores da Câmara são acostumados a debates e discussões, mas que todos foram unânimes quado o nome do Vitão foi apresentado para dar nome à medalha. “Ele fez tanto pelo nosso esporte, representou muito bem nosso país. Muitos campeonatos ainda não terminaram e, com certeza, ano que vem muitos outros estarão sendo premiados aqui, como vocês estão sendo hoje”, destacou Coller. 

Gerson Peteffi também apontou que a Câmara é palco de debates acalorados, que envolvem temas como transporte, educação, finanças e que fazem Novo Hamburgo pulsar novamente. “Somos uma cidade que começa novamente a se destacar nacionalmente com os serviços e não mais como capital nacional do calçado. Somos exemplo de prestígio e liderança para todo o Estado. O esporte hoje tem lugar de destaque. Vamos fazer com que essa premiação dure por muitos anos. Esporte é vida. Frase simples, mas real, junto à educação, ele é vida”, argumentou. 

O exvereador Raul Cassel afirmou que retornar à Casa onde atuou por tanto tempo por um motivo como o esporte lhe traz muita satisfação. “Perdemos muito com a Covid. Perdemos amigos, empregos, dinheiro, oportunidades na vida. Mas, hoje, nós estamos aqui e cada um de vocês está de parabéns porque são merecedores, assim como Vitão foi. Através do esporte, grandes campeões. Vocês vão transmitir para todos os vices- campeões, aos que estão iniciando, aos que nunca vão ser campeões, o espírito de estar contemplado na condição esportiva. Parabéns aos dirigentes, aos professores, aos treinadores, aos pais e as mães que também estão aqui hoje”, comemorou Cassel. 

Filha de Victor Hugo Körbes, Taiana leu um texto sobre a vida e a trajetória do pai que emocionou os presentes. Segundo ela, tudo começou no Esporte Clube Novo Hamburgo. Ela destacou que o pai foi presenteado por um dom, de entrar em quadra e se tornar um vencedor, sem nunca desistir de uma boa disputa. Ela contou que ele nunca se sentiu derrotado ou acuado, ao contrário

Ao finalizar a homenagem ao pai, Taiane apontou que Vitão ganhou mais que títulos e medalhas, ganhou amizades verdadeiras e duradouras. “E sempre nos ensinou a enfrentar as batalhas da vida de peito aberto e cabeça erguida. Um grande atleta que deixa um legado a todas as gerações”, concluiu. : virava o jogo e contagiava os colegas com toda energia e fé que era possível. Os adversários viam nele um gigante. “Além de ser grande em tamanho, era preciso ter habilidade e ser mestre. Meu pai se destacou na natação, no vôlei e no punhobol, rompeu fronteiras e seus próprios limites. Não era somente o meu líder e o meu orgulho, ele também foi exemplo para outros jovens que puderam vê- lo em quadra. Ele era grande no coração, na alma e no espírito”, relatou.

A premiação 

Criada em 2001, a premiação passou este ano por uma reformulação. Por iniciativa do vereador Gustavo Finck (PP), a distinção, antes prevista apenas para conquistas nacionais ou internacionais, agora também reconhece campeões estaduais, regionais e escolares. A láurea é destinada para atletas nascidos em Novo Hamburgo ou inscritos em agremiações esportivas da cidade. O Decreto Legislativo nº 1/2021 também estabelece a entrega de certificados aos clubes representados pelos competidores premiados.

Vitão Körbes

Uma das novidades da premiação este ano está no nome da condecoração. Desde a aprovação do novo decreto, a láurea passou a se chamar Medalha Mérito Esportivo Victor Hugo Körbes. Campeão mundial de punhobol pela Sociedade Ginástica em 1975 e 1982, Vitão manteve estreita relação com a modalidade durante toda sua vida, levando o nome da cidade a diferentes países. 

Filho do ex-vice-prefeito Victor Nicolau Körbes, o empresário e atleta faleceu em dezembro do ano passado, aos 67 anos, em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19.

- Medalha Mérito Esportivo Victor Hugo Körbes 2021:

Atletismo:

- Gabriela Weide, campeã estadual sub-18 representando a Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH);

- Iandra Lauxen, campeã estadual sub-18 representando a IENH;

- Isabela Anschau, campeã estadual sub-18 representando a IENH;

- Karolini Amaral, campeã estadual sub-18 representando a IENH;

- Maria Eduarda de Almeida, campeã estadual sub-18 representando a IENH;

- Nicolle Vitorino, campeã estadual sub-18 representando a IENH;

- Paola Boita, campeã estadual sub-18 representando a IENH;

- Rafaela de Oliveira, campeã estadual sub-18 representando a IENH;

- Rayssa de Oliveira, campeã estadual sub-18 representando a IENH;

- Valentina Machado, campeã estadual sub-18 representando a IENH.

BMX:

- Leonardo Santana, campeão latino-americano em 2019 na categoria boys 9 anos representando o Grêmio Atiradores.

Jiu-jitsu:

- Amanda Anzolin, campeã gaúcha na categoria kids 4 peso médio (faixas branca e cinza) representando a Equipe A de Novo Hamburgo;

- Antonio Carlos de Oliveira, campeão gaúcho na categoria kids 6 peso pena (faixas amarela, branca e verde) representando a Equipe A;

- Arthur Barbiero, campeão sul-americano em 2019 na categoria infantil 1;

- Cristian dos Santos, campeão mundial em 2019 representando a equipe Drill;

- Daniel de Oliveira, campeão gaúcho na categoria juvenil peso pesado (faixa branca) representando a Equipe A;

- Diego da Rosa, campeão gaúcho na categoria master 30 peso médio (faixa roxa) representando a equipe Bob’s Team;

- Emanuelle Mendonça, campeã gaúcha na categoria adulto peso leve (faixa preta) representando a Equipe A;

- Emerson Corrales, campeão gaúcho na categoria master 36 peso pesado (faixa azul) representando a Equipe A;

- Emili Martins, campeã gaúcha na categoria kids 4 peso pena (faixas amarela e laranja) representando a Equipe A;

- Endrew Severo, campeão gaúcho na categoria adulto peso meio-pesado (faixa roxa) representando a Alliance Vale do Sinos;

- Everton Caglioni, campeão gaúcho na categoria adulto peso-pluma (faixa branca) representando a Equipe A;

- Geison Silva, campeão gaúcho na categoria master 36 peso médio (faixa roxa) representando a Alliance Mário Reis;

- Guilherme da Silva, campeão gaúcho na categoria adulto peso médio (faixa marrom) representando a Alliance Vale do Sinos;

- Gustavo dos Reis, campeão gaúcho na categoria master 36 peso-pluma (faixa branca) representando a Alliance Vale do Sinos;

- Juliano da Cruz, campeão gaúcho na categoria kids 6 peso meio-pesado (faixas branca e cinza) representando a Equipe A;

- Matheus Martins, campeão gaúcho na categoria adulto peso meio-pesado (faixa azul) representando a Equipe A;

- Pedro Horbach, campeão gaúcho na categoria kids 5 peso meio-pesado (faixas branca e cinza) representando a Equipe A;

- Pedro Jaeger, campeão gaúcho na categoria master 30 peso pesadíssimo (faixa roxa) representando a Alliance Mário Reis;

- Perola Staudt, campeã gaúcha na categoria Kids 2 peso leve (faixas branca e cinza) representando a Equipe A;

- Ricardo da Silva, campeão gaúcho na categoria master 30 peso pesadíssimo (faixa preta) representando a Equipe A;

- Shauanne Pumpmacher, campeã gaúcha na categoria juvenil peso meio-pesado (faixa azul) representando a Alliance Mário Reis;

- Yasmin da Silva, campeã gaúcha na categoria kids 6 peso meio-pesado (faixas branca e cinza) representando a Alliance Vale do Sinos.

Muay thai:

- Eduarda Fritsch, campeã gaúcha representando a equipe Motora Team;

- Gabriel Butzke, campeão gaúcho representando a Motora Team;

- Gabriel Kraus, campeão gaúcho representando a Motora Team;

- Iarley Bourscheid, campeão gaúcho representando a Motora Team;

- Junior Oliveira, campeão pan-americano em 2019 na categoria até 85 quilos;

- Luiz Medeiros, campeão gaúcho representando a Motora Team;

- Marcos Robaldo, campeão gaúcho representando a Motora Team.

Punhobol:

- Arthur Holz, campeão da Taça Brasil representando a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo (SGNH);

- Bruno Arnold, campeão da Taça Brasil representando a SGNH;

- Eduardo Becker, campeão da Taça Brasil representando a SGNH;

- Eduardo Kunrath, campeão da Taça Brasil representando a SGNH;

- Francisco Schmidt, campeão da Taça Brasil representando a SGNH;

- Gabriel Drumm, campeão da Taça Brasil representando a SGNH;

- Gabriel Presser, campeão da Taça Brasil representando a SGNH;

- Mateus Jung, campeão da Taça Brasil representando a SGNH;

- Mateus Kunzler, campeão da Taça Brasil representando a SGNH;

- Matheus Lammel, campeão da Taça Brasil representando a SGNH.

Skate downhill:

- Melissa Brogni, campeã brasileira em 2019.

Assista a sessão solene na íntegra