Câmara premia destaques do esporte hamburguense
Regulamentada pelo Decreto Legislativo nº 7/2001, a premiação é destinada a hamburguenses, ou representantes de algum clube da cidade, que conquistaram títulos nacionais, continentais, mundiais ou olímpicos. Como a última entrega da láurea havia sido realizada em 2016, a atividade desta quinta reuniu esportistas indicados por requerimentos parlamentares ao longo dos últimos anos. Foram homenageados campeões nas modalidades de bolão, ciclismo, futebol, handebol, jiu-jitsu, natação, punhobol, skate, taekwondo e tiro esportivo.
Autor do projeto que deu origem à premiação, o presidente Raul Cassel lembrou que a iniciativa foi idealizada para suprir a carência de um instrumento municipal que reverenciasse os grandes atletas hamburguenses. “Nada mais justo que criarmos este momento, uma honraria destinada àqueles que conquistaram o título máximo de suas categorias em nível nacional ou mundial. São esses os atletas que estão sentados aqui hoje e que merecem nosso aplauso. Esta é a quarta sessão que realizamos desde 2001. Não são muitos os que tiveram o direito de receber esta medalha”, frisou o vereador.
Cassel também prestou seu reconhecimento aos clubes e professores pelo trabalho de desenvolvimento dos atletas. “São entidades e profissionais que apostaram em vocês. Mas enalteço também a importância da família, aqueles que seguram as lágrimas e cujo suporte e carinho fazem parte das trajetórias de conquista de cada um”, ressaltou. O parlamentar ainda pontuou a necessidade de maiores incentivos ao esporte por meio de políticas públicas e pelo engajamento de empresários. “As pessoas têm que enxergar a potencialidade de vocês e apoiar o esporte da cidade de Novo Hamburgo”, reforçou.
Multicampeão internacional de tiro esportivo, o atleta campo-bonense Geraldo von Rosenthal agradeceu o convite de Raul Cassel para endereçar seus cumprimentos e conselhos a todos os laureados. Dono de duas medalhas de ouro e outra de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, realizados este ano, o esportista brincou que a Casa que legisla desta vez fazia justiça. “Premiar esse pessoal é coroar a força e o trabalho de atletas, familiares e professores. Mas essa homenagem também é importante para que empresários da cidade possam ver que existem esportistas desse gabarito aos quais podem vincular suas marcas”, sublinhou.
Rosenthal também dedicou sua fala para conscientizar os atletas sobre a responsabilidade adquirida com as medalhas e troféus obtidos. “Fico feliz especialmente por ver rostos tão jovens, promessas olímpicas que, com certeza, ainda conquistarão muita coisa. Quero agradecer o esforço de vocês e o empenho de familiares e apoiadores. Espero que todos possam continuar se preparando da melhor forma para as competições que virão pela frente. E que principalmente vocês ajudem e incentivem quem vem atrás, porque isso é muito importante para perpetuar o esporte. Continuem dando esse exemplo para a sociedade”, orientou.
Em nome dos 30 homenageados, o ciclista Roberto Rodrigues Júnior subiu à tribuna para agradecer a honraria. “É uma satisfação ver esse encontro de gerações e ter nosso trabalho reconhecido. Sabemos o quanto nossa rotina é sofrida, o treinamento, o desgaste, a família que deixamos em casa para poder viajar e competir. Estar aqui é uma satisfação imensa. Muito obrigado por tudo”, finalizou.
Oportunidades e inclusão
Autor de alguns dos requerimentos de homenagem, o ex-vereador e hoje deputado estadual Issur Koch caracterizou o esporte como um dos trés pés – junto à cultura e à educação – que sustentam a formação do ser humano. “Com a dificuldade que estamos vivendo, na qual a pauta é extremamente econômica, incomoda muito termos esse tripé tão escondido. Se trabalharmos a questão social, o restante vai se encaminhar. Precisamos oportunizar aos jovens o acesso a equipamentos esportivos. Quantas pessoas tiramos da criminalidade graças ao esporte? É incalculável, mas podemos ter certeza de que o número é muito grande. O esporte não é apenas competição, mas também inclusão social”, frisou o parlamentar.
Issur agradeceu aos clubes que abrem suas portas para a juventude hamburguense e pediu que a medalha represente muito mais do que o mero destaque para as conquistas esportivas. “Para estarem aqui sendo homenageados, esses atletas dedicaram 99% de seu tempo em treinamentos. Mas isso ninguém vê, as coisas das quais vocês abrem mão para se preparar. É preciso que isso esteja ostentado na medalha que receberam hoje”, acrescentou o deputado.
O vereador Cristiano Coller (Rede) destacou que o reconhecimento também é uma forma de agradecer aos atletas que, com o sucesso de seu desempenho, ajudaram a difundir o nome de Novo Hamburgo. O parlamentar ainda pediu a união dos clubes esportivos da cidade para o fortalecimento do esporte municipal. “Deixo também meu agradecimento a todos os pais que fazem o máximo por seus filhos. Não é fácil no Brasil ser atleta ou treinador. Vocês são todos vencedores, tanto pelos títulos conquistados quanto por terem pais que confiam e incentivam vocês”, complementou.
Além de amigos, familiares e representantes de clubes esportivos da cidade, também acompanharam a sessão solene o vereador Esio Muller (MDB), o diretor-geral da Câmara, Deiwid Amaral da Luz, e o diretor municipal de Esporte e Lazer, Marco Aurélio Cornelius.
- Conheça os 30 atletas agraciados com a medalha Mérito Esportivo em 2019:
Bolão:
- Bruno Sonaglio Schultz, campeão brasileiro na categoria juvenil, representando a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo;
- Gustavo da Rosa Schultz, campeão brasileiro na categoria juvenil, representando a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo;
- Leonardo Manghi da Cunha, campeão brasileiro na categoria juvenil, representando a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo;
- Sandro Augusto Ely, campeão brasileiro na categoria juvenil, representando a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo.
Ciclismo:
- Roberto Rodrigues Júnior, campeão internacional Gran Fono New York de Ciclismo, representando a Equipe da Associação do Vale dos Sinos (Acivas/Taura);
- Vitor Plentz, campeão pan-americano e latino-americano de bicicross na categoria cruiser 45/49 anos, representando o Grêmio Atiradores de Novo Hamburgo.
Futebol:
- Alisson Ramses Becker, campeão da Conmebol Copa América Brasil 2019, representando a Seleção Brasileira de Futebol;
- Gerson Luiz Gusmão, técnico campeão brasileiro da Série C 2018, representando o Operário Ferroviário Esporte Clube.
Handebol:
- Ana Luiza Reckziegel Rodrigues, campeã sul-americana na categoria cadete;
- Tayná Krause, campeã pan-americano na categoria juvenil, representando a Seleção Brasileira.
Jiu-Jitsu:
- Carlos Fritzen, campeão mundial na categoria adulto branca pesadíssimo, representando a CT Equipe A;
- Mateus da Cunha Mello, campeão mundial na categoria infantojuvenil B, faixas cinza/amarela, representando a CT Equipe A.
Natação:
- Eduardo dos Reis, campeão brasileiro de maratonas aquáticas, nas provas de 5 e 10 quilômetros, representando o Grêmio Náutico União.
Punhobol:
- Arthur Holz, campeão sul-americano de clubes sub-16, representando a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo;
- Bruno Arnold, campeão sul-americano de clubes sub-16 e campeão mundial de punhobol, representando a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo;
- Davi Blos Jung, campeão sul-americano de clubes sub-16, representando a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo;
- Eduardo de Abreu Kunrath, campeão sul-americano de clubes sub-16, representando a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo;
- Eduardo Matheus Schuster Hammes, campeão sul-americano de clubes sub-16, representando a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo;
- Lucas Samuel Bauer, campeão sul-americano de clubes sub-16, representando a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo;
- Marco Antônio S. da Silveira, campeão sul-americano de clubes sub-16, representando a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo;
- Mateus Blos Jung, campeão sul-americano de clubes sub-16, representando a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo;
- Vitor Augusto Bauer, campeão sul-americano de clubes sub-16, representando a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo.
Skate:
- Ivandro da Silveira, campeão mundial de skate downhill.
Taekwondo:
- Giliarde Oliveira, campeão brasileiro na categoria master, representando a Academia Star Fitness;
- Guilherme Schenkel, campeão brasileiro na categoria mirim, representando a Academia Star Fitness;
- Lorenzo Bondan, campeão brasileiro na categoria faixa marrom;
- Paulo Ferreira, campeão brasileiro na categoria master, representando a Academia Spider;
- Pietro Bondan, campeão brasileiro na categoria faixa colorida;
- Valentine Fortes, campeã brasileira na categoria infantil, representando a Academia Star Fitness.
Tiro esportivo:
- Paulo Soares Junior, campeão mundial, na Prova #1 – Hodgdon Powder Single, no 119th Grand American World Trapshooting Championships 2018.
Mérito Esportivo
A homenagem Mérito Esportivo de Novo Hamburgo tem como objetivo condecorar atletas hamburguenses, ou inscritos em algum clube esportivo da cidade, que venham a conquistar títulos nacionais ou internacionais. A honraria é materializada sob forma de uma medalha cunhada em cobre, adornada com um laço de fita nas cores do Município. Acompanha também um certificado contendo o nome do homenageado e a descrição de sua conquista.