Premiação esportiva da Câmara deve eternizar o nome de Vitão Körbes
A proposta apresentada por Finck é de que a premiação passe a ser denominada Medalha Mérito Esportivo Victor Hugo Körbes. Campeão do mundo em 1975 e 1982, Vitão teve estreita relação com o punhobol durante toda sua vida, levando o nome da cidade e da modalidade a diferentes países. Filho do ex-vice-prefeito Victor Nicolau Körbes, o empresário e esportista sempre manteve forte ligação com o município. “A denominação tem como objetivo homenagear um grande atleta hamburguense que fez história com sua representatividade esportiva em nível internacional e que teve uma vida construída nos pilares e na filosofia do esporte”, justifica Finck.
Durante sua manifestação na tribuna, o vereador também solicitou a exibição de um vídeo elaborado pela TV Câmara em homenagem a Vitão. A gravação traz depoimentos de amigos e familiares sobre sua trajetória pessoal e esportiva.
A premiação
A Medalha Mérito Esportivo foi criada para laurear atletas hamburguenses – ou inscritos em agremiações esportivas da cidade – que obtivessem conquistas nacionais, continentais, mundiais ou olímpicas. O Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2021, apresentado por Finck, amplia a distinção também para campeões estaduais, regionais e escolares. A indicação dos atletas condecorados poderá ser feita pelos vereadores sempre até o final de outubro, com a entrega ocorrendo em sessão solene da Câmara no mês de novembro. Finck inclusive já reservou o dia 25, quinta-feira, para a entrega deste ano.
Outro acréscimo proposto pelo vereador é de que os clubes representados pelos competidores laureados também sejam agraciados com um certificado, reconhecendo o trabalho feito junto ao atleta. A última cerimônia de entrega da medalha ocorreu em 2019, com o destaque de 30 esportistas em dez modalidades diferentes.
Caso seja aprovado em segunda votação, o novo decreto legislativo substituirá a atual regulamentação sobre a Medalha Mérito Esportivo e extinguirá o Troféu Destaques do Esporte, premiação paralela criada em 2014 pela Câmara, mas que foi descontinuada.
A aprovação em primeiro turno
Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.
Assista ao vídeo sobre a trajetória de Vitão: