Premiação esportiva da Câmara deve eternizar o nome de Vitão Körbes

por Luís Francisco Caselani última modificação 07/04/2021 23h09
07/04/2021 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira, 7, proposta assinada por Gustavo Finck (PP) que promove ajustes na concessão da Medalha Mérito Esportivo. A condecoração foi criada pela Câmara em 2001 para homenagear o sucesso de atletas hamburguenses. Uma das principais alterações é a vinculação do nome de Victor Hugo Körbes à premiação. Bicampeão mundial de punhobol pela Sociedade Ginástica, Vitão faleceu em dezembro do ano passado, aos 67 anos, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. O texto deve retornar à pauta de votações na próxima segunda-feira, 12.
Premiação esportiva da Câmara deve eternizar o nome de Vitão Körbes

Foto: Jaime Freitas/CMNH

A proposta apresentada por Finck é de que a premiação passe a ser denominada Medalha Mérito Esportivo Victor Hugo Körbes. Campeão do mundo em 1975 e 1982, Vitão teve estreita relação com o punhobol durante toda sua vida, levando o nome da cidade e da modalidade a diferentes países. Filho do ex-vice-prefeito Victor Nicolau Körbes, o empresário e esportista sempre manteve forte ligação com o município. “A denominação tem como objetivo homenagear um grande atleta hamburguense que fez história com sua representatividade esportiva em nível internacional e que teve uma vida construída nos pilares e na filosofia do esporte”, justifica Finck.

Durante sua manifestação na tribuna, o vereador também solicitou a exibição de um vídeo elaborado pela TV Câmara em homenagem a Vitão. A gravação traz depoimentos de amigos e familiares sobre sua trajetória pessoal e esportiva.

A premiação

A Medalha Mérito Esportivo foi criada para laurear atletas hamburguenses – ou inscritos em agremiações esportivas da cidade – que obtivessem conquistas nacionais, continentais, mundiais ou olímpicas. O Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2021, apresentado por Finck, amplia a distinção também para campeões estaduais, regionais e escolares. A indicação dos atletas condecorados poderá ser feita pelos vereadores sempre até o final de outubro, com a entrega ocorrendo em sessão solene da Câmara no mês de novembro. Finck inclusive já reservou o dia 25, quinta-feira, para a entrega deste ano.

Outro acréscimo proposto pelo vereador é de que os clubes representados pelos competidores laureados também sejam agraciados com um certificado, reconhecendo o trabalho feito junto ao atleta. A última cerimônia de entrega da medalha ocorreu em 2019, com o destaque de 30 esportistas em dez modalidades diferentes.

Caso seja aprovado em segunda votação, o novo decreto legislativo substituirá a atual regulamentação sobre a Medalha Mérito Esportivo e extinguirá o Troféu Destaques do Esporte, premiação paralela criada em 2014 pela Câmara, mas que foi descontinuada.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

Assista ao vídeo sobre a trajetória de Vitão:

registrado em: