Câmara amplia premiação para destaques do esporte hamburguense
A escolha da data foi definida com base no regramento aprovado, que fixa o mês de novembro para a realização da sessão solene de outorga das medalhas. A indicação dos atletas laureados poderá ser feita por qualquer um dos vereadores sempre até o final de outubro. O Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2021 também prevê que os clubes representados pelos competidores premiados sejam agraciados com um certificado, reconhecendo o trabalho feito junto ao atleta.
Após a aprovação da matéria, Gustavo Finck agradeceu pelo apoio dos seus pares. "Tenho certeza que esse projeto trará bons frutos ao esporte na cidade de Novo Hamburgo", disse o parlamentar.
Leia também: Em 2019, Câmara condecorou 30 esportistas em dez modalidades distintas
O novo decreto substitui a antiga regulamentação sobre a Medalha Mérito Esportivo e extingue o Troféu Destaques do Esporte, premiação paralela criada em 2014, mas que foi descontinuada.
Vitão Körbes
Outra mudança proposta por Finck está no nome da condecoração. Agora, a premiação passa a se chamar Medalha Mérito Esportivo Victor Hugo Körbes. Bicampeão mundial de punhobol pela Sociedade Ginástica, Vitão faleceu em dezembro do ano passado, aos 67 anos, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.
Campeão do mundo em 1975 e 1982, o esportista teve estreita relação com o punhobol durante toda sua vida, levando o nome da cidade e da modalidade a diferentes países. Filho do ex-vice-prefeito Victor Nicolau Körbes, o empresário e atleta também manteve forte ligação com o município. “A denominação tem como objetivo homenagear um grande atleta hamburguense que fez história com sua representatividade esportiva em nível internacional e que teve uma vida construída nos pilares e na filosofia do esporte”, justifica Finck.
Decreto legislativo
Os decretos legislativos são normas jurídicas destinadas a regular matéria de competência exclusiva da Câmara Municipal, mas com efeitos externos a ela, como concessão de licença ao prefeito por mais de 15 dias, deliberação sobre parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado relativo às contas do Executivo, outorga de títulos honorários e cassação de mandato de prefeito e vereadores.