IFSul pleiteia área da Trensurb para ampliação de sua sede e pede apoio do Município

por Luís Francisco Caselani última modificação 07/11/2023 18h34
07/11/2023 – O câmpus Novo Hamburgo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) iniciou tratativas junto à Trensurb para a obtenção de uma área próximo à estação Santo Afonso para a transferência de sua sede. Em reunião com a Comissão de Educação da Câmara (Coedu) nesta segunda-feira, 6, o diretor da unidade, Marcus Ribeiro, explicou que a mudança para o imóvel, seis vezes maior que o espaço atual, permitiria a abertura de novos cursos, avanços estruturais e a ampliação do corpo estudantil de 300 para 1,2 mil alunos. Embora já tenha estabelecido diálogo com a empresa pública, Ribeiro acredita que o apoio da Prefeitura e do Legislativo seria fundamental para a conclusão dos trâmites.
IFSul pleiteia área da Trensurb para ampliação de sua sede e pede apoio do Município

Fotos: Josyane Cardozo/CMNH

Acompanhado de uma pequena comitiva, o educador contextualizou que o polo hamburguense, inaugurado em 2014, é o menor e mais recente dos 14 câmpus do IFSul espalhados pelo estado. Localizada em uma área de aproximadamente 4 mil metros quadrados no bairro Industrial, a instituição de ensino tem suas possibilidades de ampliação limitadas, o que impede seu crescimento. Com o terreno pretendido, de cerca de 26 mil metros quadrados, Ribeiro projeta a criação de curso integrado de informática, graduação de engenharia em mecatrônica ou automação e educação de jovens e adultos. As modalidades se somariam ao atual técnico em mecatrônica e especialização em educação pela pesquisa.

Em quatro anos, conseguiríamos triplicar a quantidade de alunos. Em cinco anos, seriam 1,2 mil. A ampliação colocaria o IFSul entre as maiores instituições da cidade, em termos de qualidade e quantidade de estudantes. Estamos há dois meses em negociação com a direção da Trensurb para recebermos o terreno por doação. O prédio sairia de uma área federal para outra. Mas nossa preocupação é a ausência do poder público da cidade nessa discussão. Se a Prefeitura se aproximar desse processo, talvez se crie uma facilidade para a obtenção do terreno. Percebemos que está muito próximo, mas precisamos do apoio do Município”, pontuou Ribeiro, que ressaltou o interesse de outras cidades da região em receber um polo do IFSul.

O presidente da Coedu, Felipe Kuhn Braun (PP), a relatora Lourdes Valim (Republicanos) e o secretário Enio Brizola (PT) concordaram na elaboração de uma moção de apoio ao pleito e de apelo às diferentes instituições governamentais. O grupo também se dispôs a articular a liberação da área junto à bancada gaúcha no Congresso Nacional.

Brizola, que participou de algumas reuniões iniciais, ressaltou que o processo está bem encaminhado, mas lamentou a ausência do Executivo não apenas nessa discussão, mas em diferentes debates ligados ao ensino profissionalizante. “Novo Hamburgo já perdeu a Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Perdemos uma universidade pública”, recordou o vereador, que reforçou a importância de os municípios aproveitarem o cenário nacional favorável e investirem na conquista e ampliação de seus institutos federais.

Felipe comentou que, além da possibilidade de expansão das atividades, o deslocamento da sede para perto da estação Santo Afonso facilitaria o acesso dos estudantes. O fato de a Trensurb já ter sinalizado positivamente, inclusive por meio de documentação, é um passo muito importante. Essa não seria uma conquista apenas do IFSul. Investir em bons cursos em um instituto técnico e gratuito seria um passo importante para que os nossos jovens possam ter uma formação maior”, destacou o presidente da comissão.

Avalia Novo Hamburgo

Além da reunião com representantes do IFSul, a Coedu também analisou dois projetos de lei ao longo da tarde. Por unanimidade, o grupo concedeu aval à tramitação do PL nº 57/2023. Elaborado por Cristiano Coller (PTB), o texto revoga a obrigatoriedade de manutenção de médico credenciado em estabelecimentos de educação física com mais de cem alunos matriculados.

Já o PL nº 59/2023, enviado pelo Executivo, permanecerá em avaliação. A ideia da comissão é convidar profissionais da Secretaria de Educação para esclarecer dúvidas sobre a proposta. A matéria, aprovada minutos antes pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, cria o Avalia Novo Hamburgo, sistema próprio para monitoramento da rede municipal de ensino.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia se reúne às segundas-feiras, a partir das 15h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.