Em dia de agenda cheia, Câmara reúne comissões e realiza primeira sessão ordinária do ano
Cinco vereadores fizeram sua estreia na noite desta segunda. Embora tenham participado da votação de quatro projetos durante o recesso parlamentar, Daia Hanich (MDB), Deza Guerreiro (PP), Joelson de Araújo (Republicanos), Juliano Souto (PL) e Professora Luciana Martins (PT) viveram pela primeira vez a experiência de uma sessão ordinária. O comando dos trabalhos, no entanto, coube a um veterano. Em seu terceiro mandato como vereador titular, Cristiano Coller (PP) é o responsável por presidir as sessões (e a Câmara) até o final de 2025.
“Que possamos construir juntos uma cidade melhor, com bastante diálogo. Claro que teremos momentos de divergências, mas eles também são necessários. Só peço que possamos nos respeitar ao máximo”, frisou o progressista, que agradeceu a presença do vice-prefeito Gerson Haas durante a sessão. “Parabéns pela condução neste início de gestão, com portas sempre abertas. Desejo muito sucesso nestes quatro anos, porque o sucesso de vocês é o sucesso de toda a nossa cidade”, acrescentou Coller.
Comissões
A sessão solene de instalação da legislatura, no primeiro dia do ano, não apenas empossou o prefeito, o vice e os 14 vereadores, mas também definiu a composição das oito comissões permanentes e do Conselho de Ética da Câmara para 2025. Cada colegiado conta com a atuação de três parlamentares. Durante a tarde desta segunda-feira, oito dos nove grupos realizaram suas reuniões inaugurais e decidiram a função que será exercida por cada um de seus membros: presidência, relatoria e secretaria. Na quarta-feira, 5, será a vez da Comissão de Constituição, Justiça e Redação dividir suas atribuições. Confira como ficaram distribuídos os cargos:
Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin):
- Presidente: Enio Brizola (PT)
- Relator: Eliton Ávila (Podemos)
- Secretário: Ricardo Ritter – Ica (MDB)
Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir):
- Presidente: Professora Luciana Martins (PT)
- Relator: Ito Luciano (Podemos)
- Secretário: Enio Brizola (PT)
Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu):
- Presidente: Felipe Kuhn Braun (PSDB)
- Relatora: Professora Luciana Martins (PT)
- Secretário: Nor Boeno (MDB)
Comissão de Meio Ambiente (Comam):
- Presidente: Ricardo Ritter – Ica (MDB)
- Relator: Nor Boeno (MDB)
- Secretária: Deza Guerreiro (PP)
Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Coosp):
- Presidente: Joelson de Araújo (Republicanos)
- Relator: Giovani Caju (PP)
- Secretário: Ito Luciano (Podemos)
Comissão de Saúde (Cosde):
- Presidente: Joelson de Araújo (Republicanos)
- Relator: Ico Heming (Podemos)
- Secretária: Deza Guerreiro (PP)
Comissão de Segurança Pública (Coseg):
- Presidente: Daia Hanich (MDB)
- Relator: Felipe Kuhn Braun (PSDB)
- Secretário: Juliano Souto (PL)
Conselho de Ética e Decoro Parlamentar:
- Presidente: Juliano Souto (PL)
- Relatora: Daia Hanich (MDB)
- Secretário: Giovani Caju (PP)
Procuradoria da Mulher
Na abertura da sessão desta segunda, o presidente Cristiano Coller chamou à tribuna sua indicação para o cargo de procuradora especial da Mulher, a vereadora Professora Luciana Martins. Ao longo do ano, estará sob sua responsabilidade a condução do órgão, canal de acolhimento feminino na Câmara e protagonista no combate à discriminação e à violência de gênero no município. “O desafio é bastante extenso. É muito importante que as casas legislativas abram esse espaço, e que bom que aqui em Novo Hamburgo nós temos. Quero agradecer a oportunidade concedida”, pontuou a parlamentar.
Luciana também enalteceu o ineditismo da eleição de três mulheres para ocuparem as bancadas da Câmara e antecipou que suas colegas Daia Hanich e Deza Guerreiro devem sucedê-la no cargo nos próximos anos, assegurando um revezamento idealizado pelo próprio Cristiano Coller ainda no ano passado.