Domingo por Elas reunirá orientação e prestação de serviços na Praça da Juventude

por Jaime Freitas última modificação 24/10/2019 13h31
23/10/2019 – No intuito de se aproximar de mulheres e núcleos familiares de todos os cantos de Novo Hamburgo, a Rede Integrada Laço Lilás, grupo cooperativo formado por órgãos voltados ao atendimento de vítimas e o enfrentamento à violência de gênero, idealizou a realização do Domingo por Elas. Percorrendo regiões populosas da cidade, a iniciativa oferece serviços e leva informações sobre os diversos canais de acolhimento, estreitando laços entre as instituições e a comunidade. A segunda edição do evento ocorrerá neste domingo, 27, das 14h às 17h, na Praça da Juventude, na rua Honduras, 150, no bairro Santo Afonso.
 Domingo por Elas reunirá orientação e prestação de serviços na Praça da Juventude

Foto: Kassiane Michel/CMNH

Um dos principais agentes de coordenação da rede, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara será novamente uma das protagonistas da atividade. Titular do órgão, a vereadora Tita (PP) reforçou o convite à comunidade na sessão desta quarta-feira, 23. A parlamentar lembrou o sucesso da primeira edição, realizada no bairro Boa Saúde, e destacou a importância de levar serviços e informações de qualidade à população, principalmente às mulheres.

A programação do Domingo por Elas inclui orientações sobre os procedimentos em caso de violência doméstica e os serviços oferecidos pelas entidades integrantes da Rede Laço Lilás, além de avaliações de saúde bucal, cortes gratuitos de cabelo, brinquedos, atividades recreativas, brechó solidário e atendimentos básicos de saúde.

 Saiba mais:

- Primeira edição do Domingo por Elas leva informação e serviços ao Boa Saúde

- Rede Integrada Laço Lilás faz balanço do Domingo por Elas e inicia planejamento da 2ª edição

 Laço Lilás

Criada em 2017, a Rede Integrada Laço Lilás reúne entidades voltadas para o atendimento a vítimas de violência de gênero. O grupo tem como meta fazer Novo Hamburgo recuar na lista de líderes de ocorrências no Estado. Com encontros promovidos na sede do Legislativo e organizados pela Procuradoria Especial da Mulher, a rede é composta pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Brigada Militar, Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência e Atendimento Creas/Viva Mulher, Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim) e Laços de Vida, ambos da Feevale, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (Comdim) e dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), Comissões da Mulher e da Criança e Adolescente da OAB/NH, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e coletivos femininos. O evento deste domingo contará ainda com o apoio da clínica Sorrifácil e da Secretaria Municipal da Saúde.