Doações para a campanha Absorva esta Ideia mobilizam hamburguenses no Mês da Mulher

por Maíra Kiefer última modificação 14/03/2023 20h34
14/03/2023 – Mais de cem pacotes de absorventes foram coletados no lançamento da campanha Absorva esta Ideia, ocorrida na última quinta, 9, durante a solenidade que marcou a entrega do Título Mulher Cidadã de 2023, na sede da Câmara. O primeiro lote de contribuições foi doado pelos convidados do evento, contudo, a coleta se prolongará por mais dias.
Doações para a campanha Absorva esta Ideia mobilizam hamburguenses no Mês da Mulher

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

“Durante todo o mês de março pediremos doações de absorventes em nossas atividades e, ao final, serão entregues para entidades que cuidam e atendam mulheres carentes. Hoje temos na cidade a Lei nº 3.306/2021, oriunda de um projeto do vereador Raizer Ferreira (PSDB), que garante o abastecimento de absorventes nas escolas do município”, comentou a procuradora especial da Mulher, Semilda Tita (PSDB).

Leia mais:

Entrega do título Mulher Cidadã mobiliza mais de cem pessoas no Legislativo

Gincana da Liberato arrecada absorventes para distribuição em escolas municipais

Novo Hamburgo inicia distribuição de absorventes a estudantes da rede municipal

TV Câmara - Pobreza e estigma menstrual é tema do Espaço Livre

A campanha é iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher, com apoio do Projeto de Extensão Laços de Vida, da Universidade Feevale, como parte da programação do Mês da Mulher (confira abaixo todas as atividades). A ação conta ainda com o auxílio dos demais integrantes da Rede Integrada Laço Lilás. Segundo a servidora do Legislativo, Carolyne Andersson, que atua na Procuradoria Especial da Mulher, a ideia é conscientizar a sociedade sobre a questão e levar conhecimento à comunidade sobre o impacto que a falta de acesso a absorventes pode provocar na vida das mulheres.

Conforme relatório divulgado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mais de 4 milhões de jovens não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

As caixas de coleta continuarão ao acesso da população no saguão da Câmara Municipal de Novo Hamburgo (rua Almirante Barroso, 261 – Centro). Mais informações em 3594 0560.

Calendário de eventos

As atividades voltadas ao público externo durante o Mês da Mulher vão se estender até o dia 30. Nesta terça-feira, dia 14, às 19h30min, na BACI Kephas, ocorrerá a ação "Cinemóvel Especial Dia das Mulheres" com apresentação do documentário "Como ela faz?".

Na quarta-feira, dia 15, às 14 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, será feito o lançamento da Cartilha da Rede Lilás, com informações dos órgãos e serviços disponíveis no município. À noite, às 19 horas, na Biblioteca Machado de Assis, acontecerá um bate-papo com a participação de escritoras. No dia 16, às 19h30min, será a vez da BACI Santo Afonso contar com a participação do Cinemóvel Especial Dia das Mulheres.

Em sequência à 4ª semana, no dia 21, às 18h, na Casa das Artes, acontecerá uma roda de conversa sobre "Mulheres negras e o poder: nós também podemos!", com apresentação de capoeira de matriz africana.

Na quarta-feira, dia 22, às 14h, na Câmara Municipal, no aniversário da Procuradoria Especial da Mulher será feita a prestação de contas do exercício financeiro 2022 e a condução da nova procuradora especial da Mulher para o biênio 2023 - 2024.

E para encerrar o mês de comemoração, no dia 30, às 14h, no plenarinho da Câmara Municipal, haverá um encontro com os temas: "Posicionamento de imagem para mulheres com propósito!", palestrante Paula Fay - Gestora de imagem, e palestra " Já ouviu falar em arteterapia?" com a palestrante Isa Reichert - Fotográfa e Terapeuta.