Alunos da Escola Seno Frederico Ludwig enriquecem palestra do Vereador Mirim com importantes debates
O vereador Raizer Ferreira (PSDB) acompanhou o início da atividade e destacou a importância do projeto. “O Vereador Mirim traz um pouco mais de informações sobre essa Casa que espelha a população. Cada vereador que está aqui representa 17 mil pessoas e isso é muita coisa. Nossa principal função é ouvir a comunidade. Nem sempre conseguimos tudo o que queremos, porque existe uma disciplina dentro do orçamento, mas cobramos o Executivo para que as obras e melhorias possam ser feitas”, apontou.
Débora alertou, por exemplo, que a Arábia Saudita foi o último país a permitir o voto feminino e, mesmo assim, tem mais mulheres eleitas que no Brasil. “Por isso, nós somos o pior país para nascer e se desenvolver como mulher na América Latina. Porque não temos representantes do sexo feminino para criarem políticas públicas apropriadas”, destacou.
Kauan Veiga da Silva está prestes a completar 18 anos e fará o título de eleitor ainda em 2023. Ele acredita que escolher vereador (a) e prefeito (a), em 2023, será um processo mais fácil porque é uma realidade mais próxima da sua rotina. “Mesmo assim estou bem ansioso”, revela.
O diretor da Escola Seno Frederico Ludwig, Silon Ferreira, conhece muito bem a importância e a oportunidade que os seus alunos estão tendo por meio do Projeto Vereador Mirim. Doutor em Ciências Políticas, garante que a turma está muito ansiosa e curiosa para o momento de apresentação das propostas. “Conhecer a Câmara, passar por esta palestra, hoje viemos em quatro turmas, porque todos queriam participar. Já temos uns oito candidatos. É fundamental perceberem que a opinião deles é importante, seja pelas ideias que possuem seja pelo poder do voto. Toda a comunidade escolar está engajada com a ação”, apontou o diretor.
Os alunos conheceram os setores administrativos do Legislativo hamburguense, os gabinetes parlamentares, o Memorial Leopoldo Petry e a TV Câmara NH. E ao final do dia puderam experimentar (votando) e tirar suas dúvidas sobre o funcionamento das urnas eletrônicas de um pleito real.
Vereador Mirim
Voltado para alunos das redes municipal, estadual e privada de ensino, o Projeto Vereador Mirim é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara de Novo Hamburgo em parceria com o TRE/RS. Inicialmente, as turmas das escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares.
Após a visita das sete escolas, tem início o trabalho em sala de aula, com o uso de material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed, culminando na eleição dos vereadores mirins.
Nesta edição, a Câmara e o TRE/RS firmaram parceria para a condução das eleições, o que proporcionará aos alunos a oportunidade de votar em urnas eletrônicas. No pleito, serão escolhidos dois vereadores titulares e um suplente para cada uma das sete escolas participantes. Em seguida, será realizada uma cerimônia de diplomação, também com a condução do Tribunal. Por fim, os vereadores mirins se reunirão no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentarão seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências, solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o município como um todo.
Próxima palestra agendada:
23/mai (14h) – EMEB Machado de Assis
Confira as imagens da palestra: