Presença feminina na política e a acessibilidade no ambiente escolar pautam a visita da EMEB Presidente João Goulart à Câmara

por Maíra Kiefer última modificação 10/05/2023 13h58
09/05/2023 - Mais de 30 alunos do 7° ano da Escola Municipal de Educação Básica Presidente João Goulart participaram na tarde desta terça-feira, 9, da fase de palestras do Projeto Vereador Mirim na Câmara Municipal de Novo Hamburgo. A instituição marcou presença pela segunda vez na ação, em 2017, a escola elegeu dois vereadores que propuseram e aprovaram projetos de leis para a comunidade hamburguense. Durante a visita ao Plenário Luiz Oswaldo Bender, os estudantes acompanharam as palestras da diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, e da chefe da seção de programas da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), Débora Vicente.
Presença feminina na política e a acessibilidade no ambiente escolar pautam a visita da EMEB Presidente João Goulart à Câmara

Daniele Souza/CMNH

Os jovens aprenderam um pouco mais sobre a política e a importância de sua participação ativa para o crescimento e construção da cidade. A professora de ciências Clarissa Lindenmeyer destacou a importância do projeto na integração dos estudantes no ambiente político. “Eles conseguiram compreender melhor e é muito significativo eles estarem dentro da Câmara, vendo um local diferente, já faz com que eles queiram participar e conhecer mais a política.”

Entre os assuntos debatidos, a criação da urna eletrônica e a participação feminina na política nacional prenderam a atenção dos alunos que questionaram e buscaram saber mais. Para Kauã Oliveira, 12 anos, a cidade precisa da presença de figuras femininas, no futuro, ele pretende se candidatar para um cargo político e levar como principal pauta ampliar a participação das mulheres no legislativo.

A EMEB já possui estudantes interessados principalmente em promover mudanças no espaço escolar. Além de possibilitar a inclusão de pessoas com deficiência, Ana Luiza Sparremberger, Dyovana da Rocha e Eduarda Petry querem concorrer pela instituição como vereadoras. Elas trazem a mesma proposta, reformar a calçada principal que dá acesso à escola. "Poderíamos fazer um calçamento porque está com muitos buracos na nossa calçada e nós temos o planejamento de melhorar”, destaca Ana Luiza.

Os estudantes também aprenderam sobre a história da política brasileira, os métodos utilizados na apuração das eleições e qual o principal papel que o Legislativo exerce no município.

Vereador Mirim

Voltado para alunos das redes municipal, estadual e privada de ensino, o Projeto Vereador Mirim é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara de Novo Hamburgo em parceria com o TRE/RS. Inicialmente, as turmas das escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares.

Após a visita das sete escolas, tem início o trabalho em sala de aula, com o uso de material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed e culminando na eleição dos vereadores mirins.

Nesta edição, a Câmara e o TRE/RS firmaram parceria para a condução das eleições, o que proporcionará aos alunos a oportunidade de votar em urnas eletrônicas. No pleito, serão escolhidos dois vereadores titulares e um suplente para cada uma das sete escolas participantes. Em seguida, será realizada uma cerimônia de diplomação, também com a condução do Tribunal. Por fim, os vereadores mirins se reunirão no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentarão seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências, solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o município como um todo.

Próximas palestras agendadas:

16/mai (14h) – INST Estadual Seno Frederico Ludwig

23/mai (14h) – EMEB Machado de Assis

 

Vereador Mirim