Campanha Laço Branco incentiva apoio de homens pelo fim da violência de gênero

por Jaime Freitas última modificação 07/12/2023 15h11
06/12/2023 – Desde 2021, a Câmara de Novo Hamburgo tem se engajado na campanha Laço Branco, que marca o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado nesta quarta-feira, 6. Este ano, pronunciaram-se durante a sessão plenária o presidente Fernando Lourenço (PDT) e a procuradora especial da Mulher, Lourdes Valim (Republicanos). O objetivo é convocar a sociedade a ficar atenta aos sinais de violência para denunciar os casos às entidades que fazem parte da Rede Integrada Laço Lilás.
Campanha Laço Branco incentiva apoio de homens pelo fim da violência de gênero

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

É fundamental que todos estejam unidos contra as violações dos direitos humanos causados às mulheres. A manifestação dos homens é importante para conscientizar de que esta também é uma luta na vida deles, pois a violência atinge famílias, caminhos, histórias, comprometendo toda a sociedade”, relatou o presidente da Câmara, Fernando Lourenço.

Normalmente, são as mulheres que fazem as campanhas em defesa de outras mulheres, e este projeto contempla os homens, defendendo as mulheres contra a violência. E como é importante trazer esse tema para debate em nossa Casa nessa data tão especial”, destacou a procuradora especial da Mulher, Lourdes Valim.

A rosa branca é somente um símbolo, mas com certeza, no coração de cada um dos senhores, há de renascer todos os dias a esperança de que podemos ter um mundo melhor”, reforçou Semilda – Tita, que também já ocupou o cargo de procuradora da mulher na Câmara.

Antes das manifestações, a procuradora distribuiu laços e rosas brancas aos parlamentares para incentivar o cuidado e o respeito às mães, esposas, filhas, funcionárias e qualquer mulher com as quais convivam. A ação compõe a jornada de 16 dias contra agressões ou intimidações às cidadãs, movimentação que contou com a adesão da Procuradoria da Mulher em mais de uma iniciativa.

Entre as ações, está a exposição fotográfica “As partes e o todo de quem sou”, iniciativa capitaneada pelo Projeto Laços de Vida, da Universidade Feevale. Com curadoria da psicóloga Ronalisa Torman e da artista visual Francine Tavares, a exibição prossegue no saguão da Câmara até o dia 14. Também faz parte da programação apoiada e divulgada pelo Legislativo uma live prevista para esta quinta, 7, às 10h, com a defensora pública Deisi Sartori e mediação da advogada Isadora Cunha. A transmissão será pelo YouTube da Prefeitura de Novo Hamburgo.

 

Leia mais: Aberta no Legislativo exposição pelo fim da violência contra a mulher