Campanha Laço Branco incentiva apoio de homens pelo fim da violência de gênero
“É fundamental que todos estejam unidos contra as violações dos direitos humanos causados às mulheres. A manifestação dos homens é importante para conscientizar de que esta também é uma luta na vida deles, pois a violência atinge famílias, caminhos, histórias, comprometendo toda a sociedade”, relatou o presidente da Câmara, Fernando Lourenço.
“Normalmente, são as mulheres que fazem as campanhas em defesa de outras mulheres, e este projeto contempla os homens, defendendo as mulheres contra a violência. E como é importante trazer esse tema para debate em nossa Casa nessa data tão especial”, destacou a procuradora especial da Mulher, Lourdes Valim.
“A rosa branca é somente um símbolo, mas com certeza, no coração de cada um dos senhores, há de renascer todos os dias a esperança de que podemos ter um mundo melhor”, reforçou Semilda – Tita, que também já ocupou o cargo de procuradora da mulher na Câmara.
Antes das manifestações, a procuradora distribuiu laços e rosas brancas aos parlamentares para incentivar o cuidado e o respeito às mães, esposas, filhas, funcionárias e qualquer mulher com as quais convivam. A ação compõe a jornada de 16 dias contra agressões ou intimidações às cidadãs, movimentação que contou com a adesão da Procuradoria da Mulher em mais de uma iniciativa.
Entre as ações, está a exposição fotográfica “As partes e o todo de quem sou”, iniciativa capitaneada pelo Projeto Laços de Vida, da Universidade Feevale. Com curadoria da psicóloga Ronalisa Torman e da artista visual Francine Tavares, a exibição prossegue no saguão da Câmara até o dia 14. Também faz parte da programação apoiada e divulgada pelo Legislativo uma live prevista para esta quinta, 7, às 10h, com a defensora pública Deisi Sartori e mediação da advogada Isadora Cunha. A transmissão será pelo YouTube da Prefeitura de Novo Hamburgo.
Leia mais: Aberta no Legislativo exposição pelo fim da violência contra a mulher