Câmara de Novo Hamburgo retoma sessões nesta quarta

por Luís Francisco Caselani última modificação 31/01/2022 19h58
31/01/2021 – Com o encerramento do recesso parlamentar nesta segunda-feira, 31, a Câmara de Novo Hamburgo se prepara agora para o retorno das sessões plenárias. O primeiro encontro está marcado já para esta quarta, 2. Além da votação de requerimentos e a defesa de indicações e pedidos de providências, a pauta prevê a apreciação de dois projetos de lei e a escolha dos novos integrantes das comissões permanentes. A sessão terá transmissão ao vivo da TV Câmara a partir das 14h pelo canal 16 da Claro/Net e pelo youtube.com/TVCamaraNH.
Câmara de Novo Hamburgo retoma sessões nesta quarta

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Embora o Legislativo estivesse em recesso, os vereadores não interromperam suas atividades. Prova disso são as mais de 160 matérias protocoladas ainda em janeiro. Agora, contudo, essas proposições voltam a tramitar regularmente, passando por discussões, votações e encaminhamento ao Executivo. Em 2021, foram mais de 6,5 mil matérias apresentadas pelos vereadores ao longo dos 12 meses.

Primeiro turno

Dois projetos de lei remanescentes do ano passado serão apreciados em primeira votação durante a sessão desta quarta-feira. O PL nº 89/2021, de autoria do vereador Gustavo Finck (PP), institui o Programa Bolsa Atleta. O texto prevê apoio financeiro a esportistas não profissionais residentes em Novo Hamburgo. Já o PL nº 90/2021, assinado por Cristiano Coller (PTB), cria no município um cadastro para a doação e adoção de animais. De acordo com a proposta, o acesso será exclusivo aos moradores da cidade.

Comissões

A primeira reunião ordinária de 2022 definirá também os novos integrantes das oito comissões permanentes e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Cada colegiado será formado por três vereadores. O mandato será de um ano. Por força regimental, o presidente do Legislativo, Cristiano Coller, fica impedido de fazer parte dos grupos. Em 2021, as comissões permanentes somaram 136 reuniões, sete audiências públicas, dois seminários, 122 projetos analisados, 21 requerimentos encaminhados e mais de 15 saídas de campo.