Audiência pública debate nesta quinta recuperação da aprendizagem dos alunos no retorno às aulas

por Maíra Kiefer última modificação 10/05/2022 20h50
22/04/2022 – A partir de relatório do Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo (SindProfNH), entregue no começo de março, a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu) decidiu averiguar carências e a situação do ensino na Rede Municipal após a pandemia. Depois de uma série de visitas às escolas, o colegiado promoverá na próxima quinta, 12, audiência pública sobre a recuperação da aprendizagem dos alunos no retorno às aulas. O debate ocorrerá, às 19h, no Plenário Luiz Oswaldo Bender. A TV Câmara transmitirá ao vivo o evento pelo canal 16 da Claro/Net e pelo Youtube e Facebook da emissora legislativa.

Estão confirmadas as presenças de Luciana Andréia Martins, presidente do SindProf NH, e de Paulo Renato Thiele, presidente do Conselho Municipal de Educação de Novo Hamburgo. 

Leia mais:

Coedu avalia dificuldades enfrentadas por escolas municipais

Escolas destacam à Comissão de Educação como a pandemia deixou lacunas na aprendizagem dos alunos de Novo Hamburgo

Comissão de Educação conversa com diretores e apura dificuldades em escolas municipais

O colegiado é formado por Felipe Kuhn Braun (presidente/PP), Enio Brizola (relator/PT) e Lourdes Valim (secretária/Republicanos). “A audiência desta quinta-feira é resultado de uma solicitação do Sindicato dos Professores, de direções de escolas, presidentes de Associação de Pais e Mestres e de educadores. Nós conferimos in loco a situação das instituições, o fechamento dos laboratórios de aprendizagem, as condições estruturais dos prédios, os problemas elétricos, a questão do conteúdo e, especialmente, a falta de profissionais de algumas disciplinas para cumprir a carga horária. Nós iniciamos o ano letivo com um número muito grande de vagas, com déficit de professores, e, mesmo passado o primeiro trimestre do ano letivo, ainda prosseguimos com esse problema. Todo esse trabalho de conferir, visitar e falar pessoalmente nos muniu com informações para que esse debate ocorra no Plenário”, explicou Felipe.

No documento, o Sindicato reportou falta de professores, funcionários e apoios à inclusão no ensino. Durante as visitas às escolas realizadas pela comissão, diretores e coordenadores relataram que as lacunas estavam sendo preenchidas, com o chamamento de novos servidores, mas que outras questões têm causado preocupação, tais como a segurança dos professores, dificuldades orçamentárias, além de burocracia para obter melhorias estruturais.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Coedu se reúne às segundas-feiras, a partir das 15h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.