Coedu avalia dificuldades enfrentadas por escolas municipais

por Jaime Freitas última modificação 25/04/2022 16h15
22/04/2022 - Procurada no início do ano por representantes do Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo (SindProfNH) para debater a falta de educadores nas escolas, a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu) decidiu, então, dar início a uma série de visitas a instituições de ensino para conhecer pontualmente as demandas com as equipes diretivas. Dando sequência a essas visitas, Felipe Kuhn Braun (presidente/PP), Enio Brizola (relator/PT) e Lourdes Valim (secretária/Republicanos) estiveram no dia 11 de abril na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB, Marcos Moog e na Escola Municipal de Educação Básico – EMEB, Boa Saúde.
Coedu avalia dificuldades enfrentadas por escolas municipais

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Em um relatório entregue à Coedu, no mês passado, a direção do Sindprofnh relata a falta de professores, funcionários e apoios à inclusão no ensino. Segundo o sindicato, a falta de profissionais atinge a maioria das 78 escolas da Rede Municipal, que têm professores concursados em seus quadros, das 90 que a Secretaria de Educação é mantenedora. Em novembro de 2021, o Sindiprofnh protocolou um ofício à secretaria, solicitando informações sobre a previsão da realização de concurso para professores de área que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. Em janeiro de 2022, solicitou um calendário de chamamento do concurso em vigor, referente ao Edital 01/2022. Em levantamento realizado pela entidade, no período de 4 a 10 de março deste ano, a partir de um formulário enviado por listas de transmissão do sindicato, foram destacados, pelas 62 escolas que responderam ao questionário, que apenas nove escolas estão com o quadro completo, ou seja, 85,2 % das escolas apontaram significativa falta de recursos humanos. Com um total de 219 professores de 20h/semanais e 67 estagiários de apoio de 30h/semanais faltando para atender aos estudantes.

 

EMEB Marcos Moog

Inaugurada no dia 12 de julho de 1952 pelo então prefeito Plínio Arlindo de Moura, a escola homenageia o jornalista hamburguense Marcos Moog, que se destacou pelo endosso ao desenvolvimento social, cultural e administrativo do Município. Construída em um terreno doado por Cristiano Fleck na antiga Vila Fleck (atual bairro Jardim Mauá), a escola teve início em um prédio de alvenaria com capacidade para 120 alunos, atendidos em dois turnos. Além de duas salas, o local contava com uma área coberta abrigando uma cozinha, dois banheiros, uma pequena sala para a secretaria e um poço, com bombeamento manual de água.

Aos poucos, terreno e área construída foram sendo ampliados, com a edificação de novos blocos de salas. Atualmente, a escola possui uma estrutura que compreende seis salas de aula, laboratório de informática, cozinha, refeitório, biblioteca, banheiros, área coberta e um prédio administrativo, que abriga secretaria e salas de professores, equipe diretiva, coordenação do Programa Novo Mais Educação, Laboratório de Aprendizagem e Sala de Recursos Multifuncional.

A equipe de trabalho é composta por diretora, coordenadora pedagógica, 15 professoras, três estagiárias de apoio à inclusão, uma secretária, duas merendeiras e três profissionais de serviços gerais. Ao todo, a escola atende 217 alunos, divididos em 11 turmas desde a pré-escola, a partir da faixa etária quatro, até o quinto ano do Ensino Fundamental.

 

EMEB Boa Saúde

Com o nome de Grupo Escolar, a EMEB Boa Saúde foi fundada no dia 4 de março de 1969 com um grupo de 65 estudantes na Vila Torres, à época ainda pertencente ao município de São Leopoldo. Um prédio de madeira, já no atual endereço, foi inaugurado um ano mais tarde, com três salas de aula e duas peças independentes. O ambiente escolar passou por frequentes melhorias, como novas dependências, até a anexação do bairro Boa Saúde à cidade de Novo Hamburgo em 1995, após realização de plebiscito.

Em agosto de 1997, quatro salas de aula e três banheiros começaram a ser construídos. Em 2001, já eram cerca de mil alunos matriculados. Nos últimos anos, novas reformas e ampliações foram realizadas, como a colocação de uma área coberta, prédio para a parte administrativa, sala de informática, biblioteca e laboratório de aprendizagem. Hoje, a escola conta com 44 funcionários – dos quais 35 professores – atendendo 26 turmas de pré-escola, anos iniciais do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, 619 estudantes estão vinculados à instituição.

 

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Coedu se reúne às segundas-feiras, a partir das 15h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.