Escolas destacam à Comissão de Educação como a pandemia deixou lacunas na aprendizagem dos alunos de Novo Hamburgo

por Tatiane Souza última modificação 11/04/2022 18h35
11/04/2022 – A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu) continua seu certame de visitações às escolas de educação básica do Município para dialogar com a equipe diretiva, coordenação pedagógica e professores. O objetivo é entender a situação das instituições de ensino e os principais desafios enfrentados nesta fase da pandemia, tanto na área educacional quanto estrutural. Os vereadores Felipe Kuhn Braun (PP), presidente do grupo, e Enio Brizola (PT), relator, percorreram os bairros Santo Afonso e Rondônia e visitaram as Emebs Padre Reus, Arnaldo Grin e Elvira Brandi Grin.
Escolas destacam à Comissão de Educação como a pandemia deixou lacunas na aprendizagem dos alunos de Novo Hamburgo

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Leia mais: - Comissão de Educação conversa com diretores e apura dificuldades em escolas municipais

- Coedu inicia visitas em escolas para verificar carência de professores

Padre Reus

A escola Padre Reus atende crianças da faixa etária 4 até o 7º ano do ensino fundamental. Os profissionais do educandário relataram à comissão que um dos principais desafios enfrentados, o que é comum nas outras instituições visitadas, é a defasagem que a Covid-19 deixou na educação e no projeto pedagógico de Novo Hamburgo. A diretora Simone de Oliveira frisou que o Município tem investido em tecnologias, televisões, internet patrocinada, computadores e Chromebooks. O que falta agora, segundo a equipe, é o investimento em recursos humanos. “Precisamos de um profissional bem remunerado, redirecionando essa tecnologia para os alunos. Entendemos a morosidade dos processos como um todo, mas precisamos saber que escola é movimento”, disseram. Também presente à reunião, a orientadora educacional Patrícia Fischer destacou que muitos colegas que são chamados no concurso público acabam pedindo exoneração porque o plano de carreira atual não é atrativo.

A equipe relatou também como os problemas no núcleo familiar dos alunos atrapalham o aprendizado e o rendimento. A Padre Reus atende a muitas crianças em situação de vulnerabilidade social. “Percebemos um aumento de estudantes se alimentando na escola devido às dificuldades financeiras das famílias. Além de inúmeras outras questões, a fome também prejudica o ensino”, explicaram.

Arnaldo Grin

O diretor Fernando Bertuzzi relatou à comissão que as principais dificuldades da escola Arnaldo Grin também estão relacionadas às lacunas de aprendizagem deixadas pela pandemia. “Foram dois anos de defasagem educacional. É um desafio gigante”, disse. Ele afirmou que será um desafio ainda maior a concorrência desses alunos por vagas em escolas técnicas e, posteriormente, nas universidades.

O diretor frisou que o número de alimentações realizadas na escola dobrou após a pandemia. “De 650 alunos que atendemos da faixa etária 5 até o 9º ano, 350 se alimentam aqui. Somos um restaurante que funciona o dia todo e a todo vapor”, apontou.

Para finalizar, Bertuzzi elogiou a iniciativa dos parlamentares na realização das visitações às instituições de ensino e desejou que se torne uma ação permanente. Segundo ele, a EMEB não sofre com a falta de professores, estando com seu quadro funcional completo.

Elvira Brandi Grin

Na escola Elvira Brandi Grin, a realidade não é diferente. Os professores falaram que atendem a 550 alunos da faixa etária 4 até o 6º ano, mais a Educação de Jovem e Adultos (EJA). Cerca de 200 almoços e jantas são servidos diariamente, índice que comprova que muitos alunos estão se alimentando na escola. Outra dificuldade relatada são as constantes entradas e saídas de alunos da instituição: as transferências.

O vereador Enio Brizola explicou que as visitas às escolas têm por objetivo a construção de um relatório sobre as questões estruturais e educacionais da rede pública municipal. A vereadora Lourdes Valim (Republicanos) também integra a Coedu.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Coedu se reúne às segundas-feiras, a partir das 15h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.