Novembro

por Maíra Kiefer última modificação 09/11/2022 18h42

Dourado 

Combate ao Câncer Infantil

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil lei nº 11.650, de 4 de abril de 2008 –, lembrado oficialmente em 23 de novembro, visa a estimular ações educativas associadas à doença, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças e adolescentes com câncer.

Durante todo o mês, instituições ligadas ao câncer infantil promovem o #NovembroDourado com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce. Não existe prevenção para esse tipo de câncer. Os pais devem estar atentos pois pode ser confundido com outras doenças comuns entre crianças e adolescentes, por ser identificada através de sinais e sintomas. A Leucemia, seguido de tumores do Sistema Nervoso Central e tumores de Linfoma, são os principais tipos de câncer entre crianças e adolescentes.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer é a doença que mais mata crianças a partir do primeiro ano de vida. As chances de cura caso a doença seja detectada na fase inicial podem chegar a 80%. A prevenção é o melhor remédio!

 

Azul

 Saúde integral do homem e prevenção e diagnóstico do câncer de próstata

 

Novembro é o mês que marca campanhas de conscientização sobre a saúde integral do homem e da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima em 65.840 o número de novas ocorrências da doença em 2020. Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma lenta. Além do alerta para a deteccção da enfermidade, a população masculina deve ficar atenta à saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis e doenças crônicas (diabetes, hipertensão). Marque as consultas necessárias, faça exames. A sua saúde importa!

 

TV Câmara NH


Saúde do homem: médico esclarece questões sobre obesidade, andropausa e uso de anabolizantes

TV Câmara - Oncologista fala sobre saúde do homem e principais tipos de câncer que atingem esta população

O cirurgião oncológico Carlos Antonello fala sobre a importância das ações do Novembro Azul e sobre a saúde integral do homem.


TV Câmara - Emissora reprisa Vitalidade que aborda a saúde do homem

 TV Câmara - Oncologista reforça a importância de o homem cuidar da saúde integral

 

Prevenção ao Diabetes















A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que 1 em cada 11 pessoas no mundo tem diabetes. Só no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença. Novembro Azul – Diabetes: é uma campanha mundial que busca promover conscientização sobre a doença. Essa é uma alteração do sistema metabólico em que o pâncreas não produz (Tipo 1) ou não libera a insulina (Tipo 2) – substância responsável no processo de absorção do açúcar pelo sangue – em quantidade suficiente. O resultado é o acúmulo de açúcar no sangue e a falta nas células, causando a hiperglicemia.

TV Câmara NH

TV Câmara – Endocrinologista fala sobre prevenção ao Diabetes