Resultado da busca

96 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Centenas de estudantes já escolheram seus representantes no Vereador Mirim
por Daniele Silva publicado 04/07/2023 última modificação 10/08/2023 18h05 — registrado em: ,
04/07/2023 – Cerca de 900 estudantes participaram do primeiro dia de eleições do Vereador Mirim. A principal diferença desta edição foi a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), que possibilitou a utilização de urnas eletrônicas para a escolha dos jovens parlamentares. Também foi a primeira vez que escolas das redes estadual e privada, além de municipais, integraram o pleito. Com a agilidade e confiabilidade dos equipamentos fornecidos pelo TRE, a Emeb João Goulart, do bairro Petropólis, e o Instituto Seno Frederico Ludwig, de Canudos, anunciaram seus representantes logo após a votação.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Começa nesta semana eleição do Projeto Vereador Mirim
por Maíra Kiefer publicado 03/07/2023 última modificação 10/08/2023 17h52 — registrado em: ,
03/07/2023 – Em 2023, uma parceria inédita com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) vai tornar a eleição do Projeto Vereador Mirim da Câmara de Novo Hamburgo ainda mais fiel ao formato do pleito oficial. A quarta legislatura, composta por alunos do 5º ao 9º ano de sete escolas das redes municipal, estadual e privada de ensino hamburguense, será definida de 4 a 7 de julho.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Vereador Mirim: Treinamento de mesários inaugura nova etapa do processo eleitoral
por Maíra Kiefer publicado 28/06/2023 última modificação 29/06/2023 12h07 — registrado em: ,
28/06/2023 – O Projeto Vereador Mirim realizou nesta terça, 27, uma etapa inédita do processo eleitoral que abrange estudantes do 5º ao 9º ano de sete escolas das redes municipal, estadual e privada de ensino de Novo Hamburgo. O treinamento de mesários ocorreu no Plenário do Legislativo, sob o comando da analista judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Angela Hartmann Schneider Menezes, com o apoio do servidor Marco Marcelo Zimmer. Ela explicou aos alunos escolhidos especialmente para a atividade o funcionamento da urna eletrônica, a forma de cadastro para habilitar os colegas que vão participar das eleições e os comandos necessários para pôr o equipamento a operar de maneira correta.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Emeb Machado de Assis encerra ciclo de palestras da 1ª etapa do Projeto Vereador Mirim
por Maíra Kiefer publicado 23/05/2023 última modificação 24/05/2023 20h22 — registrado em: , ,
23/05/2023 – Em sua segunda participação no Projeto Vereador Mirim, a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Machado de Assis retorna à Câmara de Novo Hamburgo com um novo grupo de alunos, na faixa etária de 10 a 14 anos, curiosos e com expectativa de transformar a localidade na qual se inserem. Mesmo antes de assistirem às palestras programadas para esta terça-feira, 23, seis estudantes anteciparam o interesse em se candidatar. Entre as proposições dos futuros políticos estavam melhorias nas calçadas, em fiações, acessibilidade, assim como o fim do desperdício provocado por vazamentos de água. A atividade encerrou a primeira fase da iniciativa promovida pela Escola do Legislativo de Novo Hamburgo e Tribunal Regional Eleitoral/RS (TRE). De 4 a 7 de julho, estão previstas as eleições nas escolas, com diplomação programada para o mês de agosto.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Alunos da Escola Seno Frederico Ludwig enriquecem palestra do Vereador Mirim com importantes debates
por Tatiane Souza publicado 16/05/2023 última modificação 16/05/2023 22h00 — registrado em: ,
16/05/2023 – A penúltima e maior turma de estudantes passou na tarde desta terça-feira, 16, pela fase de palestra do Projeto Vereador Mirim. Cerca de 80 alunos do Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig ouviram atentos as explicações trazidas pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, e pela chefe da seção de programas da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), Débora Vicente, sobre Poder Legislativo municipal, cidadania, processo eleitoral brasileiro, prejuízos trazidos pelas fake news e a representatividade da mulher na política.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Presença feminina na política e a acessibilidade no ambiente escolar pautam a visita da EMEB Presidente João Goulart à Câmara
por Maíra Kiefer publicado 09/05/2023 última modificação 10/05/2023 13h58 — registrado em: ,
09/05/2023 - Mais de 30 alunos do 7° ano da Escola Municipal de Educação Básica Presidente João Goulart participaram na tarde desta terça-feira, 9, da fase de palestras do Projeto Vereador Mirim na Câmara Municipal de Novo Hamburgo. A instituição marcou presença pela segunda vez na ação, em 2017, a escola elegeu dois vereadores que propuseram e aprovaram projetos de leis para a comunidade hamburguense. Durante a visita ao Plenário Luiz Oswaldo Bender, os estudantes acompanharam as palestras da diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, e da chefe da seção de programas da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), Débora Vicente.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Visando à cidadania e os direitos humanos, Escola de Aplicação Feevale participa pela primeira vez do Vereador Mirim
por Luís Francisco Caselani publicado 25/04/2023 última modificação 26/04/2023 14h45 — registrado em: ,
25/04/2023 – A quarta edição do Projeto Vereador Mirim abriu espaço para a participação de instituições de ensino estaduais e particulares. Estreando na Câmara de Novo Hamburgo, alunos do 4° e 5° ano da Escola de Aplicação Feevale acompanharam nesta terça-feira, 25, as palestras da diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, e do coordenador do Núcleo de Inovação e Projetos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), Rafael Ravazolo. Durante a tarde, os estudantes aprenderam um pouco mais sobre o processo eleitoral e qual o papel da política e do Legislativo nos rumos da cidade e na vida dos cidadãos.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Se eleito vereador mirim, aluno da Martha Wartenberg quer aumentar segurança nas escolas
por Tatiane Souza publicado 18/04/2023 última modificação 10/08/2023 17h52 — registrado em: , ,
18/04/2023 – Cerca de 70 alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal de Educação Básica Martha Wartenberg participaram da fase de palestra do Vereador Mirim, que aconteceu no plenário do Palácio 5 de Abril, na manhã desta terça-feira, 18. Muito atento ao que disseram as palestrantes, Pyetro Martins, 11 anos e que já é representante de turma eleito, destacou a importância do projeto para se entender melhor o processo eleitoral e, principalmente, o funcionamento das urnas eletrônicas. Ele tocou ainda em um ponto delicado, mas que vem chamando a atenção da sociedade brasileira como um todo. “Vou me candidatar a vereador mirim e, se eleito, quero, com meus amigos, criar uma proposta para aumentar a segurança nas escolas”, disse o estudante, ao se referir ao atentado que aconteceu há pouco tempo na cidade de Blumenau.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Com maior participação no Vereador Mirim, EMEB Monteiro Lobato volta a integrar iniciativa em 2023
por Maíra Kiefer publicado 04/04/2023 última modificação 04/04/2023 22h43 — registrado em: , , , ,
04/04/2023 – Mesmo com a adesão de instituições de ensino estaduais e particulares, a quarta edição do Projeto Vereador Mirim ainda tem como principal colaboradora a rede municipal. Dos sete integrantes da iniciativa em 2023, quatro são vinculados ao Município. Dentre elas, está a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Monteiro Lobato, campeã de participações. A Emeb esteve presente também nas edições de 2018 e 2019. Nesta terça, 4, estudantes de 5º e 8º ano da instituição acompanharam as palestras da diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, e da chefe da seção de programas da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), Débora Vicente. Elas detalharam o processo eleitoral e mostraram qual é o papel da política e do Legislativo nos rumos da cidade e na vida dos cidadãos.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Olhos curiosos e atentos de 80 alunos acompanham o retorno do Projeto Vereador Mirim da Câmara
por Tatiane Souza publicado 28/03/2023 última modificação 29/03/2023 20h01 — registrado em: , ,
28/03/2023 – Muito aguardado pela comunidade escolar hamburguense, o Projeto Vereador Mirim retornou nesta terça-feira, 28, após três anos de interrupção devido à pandemia. Olhinhos curiosos de estudantes do 6º, 7º e 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otávio Rosa acompanharam atentos às informações repassadas pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, durante palestra no plenário do Palácio 5 de Abril. A grande novidade desta terceira edição é a ampliação do projeto para as escolas das redes estadual e privada de ensino e a parceria firmada com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) para a realização das eleições e diplomação dos parlamentares mirins. O principal objetivo da ação é incentivar a participação do jovem na política e contribuir para a formação da cidadania e conhecimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias