Visando à cidadania e os direitos humanos, Escola de Aplicação Feevale participa pela primeira vez do Vereador Mirim
Os 21 estudantes presentes no Plenário Luiz Oswaldo Bender, dos quais apenas cinco eram meninas, demonstraram interesse e contribuíram ativamente com questionamentos ao longo das explicações. A disparidade no número de alunos e alunas tornou-se um gancho para uma questão frequentemente levantada no Legislativo hamburguense: o incentivo à participação feminina na política. Ao longo de suas 18 legislaturas, o município teve apenas 11 vereadoras mulheres.
Stella Kist, de 10 anos, pretende se candidatar como representante de sua escola e já manifestou sua vontade de propor projetos que garantam moradia e auxílio às pessoas em situação de rua em Novo Hamburgo. “Uma coisa que a nossa cidade precisa são mais casas para morar. As pessoas que vivem na rua necessitam ajuda. Precisamos fornecer direitos básicos”, declarou a estudante do 5° ano. Já para Laura Metz, 10, as unidades de saúde deveriam ter menos filas para o atendimento à comunidade.
Presente durante o evento, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir), Enio Brizola (PT), destacou a importância da participação dos jovens na política. Além disso, o parlamentar incentivou que os alunos se envolvam em pautas educacionais e de saúde pública. “É importante que vocês venham, escutem e trabalhem a questão da cidadania.”
O vereador Cristiano Coller (PTB) também marcou presença. Presidente da Câmara em 2022, ele lamentou não ter sido possível organizar o projeto durante seu mandato. A ação retorna este ano após longa pausa devido à pandemia.
A professora de inglês Melany Matté destacou como o projeto pode influenciar a vida dos estudantes. “Dentro da escola já temos alguns trâmites na pesquisa, mas acredito que isso possa fomentar essa questão, que eles investiguem uma possível solução para a cidade. E hoje eu senti que alguns já estão bem engajados e com essa vontade de mudança.”
Um assunto que também movimentou debates entre os alunos foi a disseminação de desinformação e fake news durante os períodos eleitorais. Orientados por Ravazolo, os estudantes aprenderam táticas para consumir notícias e checar a veracidade das informações. O coordenador reforçou a importância de os jovens, assim que completarem 16 anos, fazerem seu título de eleitor e tomarem suas próprias decisões para o futuro do município e do país.
Vereador Mirim
Voltado para alunos das redes municipal, estadual e privada de ensino, o Projeto Vereador Mirim é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara de Novo Hamburgo em parceria com o TRE/RS. Inicialmente, as turmas das escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares.
Após a visita das sete escolas, tem início o trabalho em sala de aula, com o uso de material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed e culminando na eleição dos vereadores mirins.
Nesta edição, a Câmara e o TRE/RS firmaram parceria para a condução das eleições, o que proporcionará aos alunos a oportunidade de votar em urnas eletrônicas. No pleito, serão escolhidos dois vereadores titulares e um suplente para cada uma das sete escolas participantes. Em seguida, será realizada uma cerimônia de diplomação, também com a condução do Tribunal. Por fim, os vereadores mirins se reunirão no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentarão seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências, solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o município como um todo.
Próximas palestras agendadas:
02/mai (14h) – EMEB Machado de Assis
09/mai (14h) – EMEB João Goulart
Clique para ver as fotos da palestra e do tour pela Câmara: