Resultado da busca

66 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Secretárias prestam esclarecimentos à Coedu sobre o Avalia NH e o transporte público escolar
por Tatiane Souza publicado 14/11/2023 última modificação 14/11/2023 15h48 — registrado em: , , , , ,
14/11/2023 – As secretárias de Educação, Maristela Guasselli, e de Desenvolvimento Urbano e Habilitação, Roberta Gomes de Oliveira, participaram de reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu) para prestar esclarecimentos sobre o sistema próprio de avaliação em larga escala dos estudantes da rede municipal de ensino, proposto pelo PL nº 59/2023, e sobre a inclusão de deficientes auditivos e o transporte escolar para a Escola Estadual Especial Keli Meise Machado. As pautas foram debatidas no Plenarinho na tarde desta segunda-feira, 13, com os vereadores Felipe Kuhn Braun (PP) – presidente; Lourdes Valim (Republicanos) – relatora; e Enio Brizola (PT) – secretário.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Domingo por Elas leva diversão para as famílias e informações às mulheres do bairro Santo Afonso
por Daniele Silva publicado 30/10/2023 última modificação 30/10/2023 20h53 — registrado em: ,
30/10/2023 – Em Novo Hamburgo, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, quase 500 mulheres sofreram ameaças e 250 fizeram registro por lesões corporais em 2023. Com intuito de coibir a violência de gênero, a Procuradoria Especial da Mulher e a Rede Integrada Laço Lilás promoveram mais uma edição do Domingo por Elas. O evento, que ocorreu no dia 29 na praça Walt Disney, bairro Santo Afonso, levou informações de entidades que atuam no acolhimento de cidadãs vítimas de violência. Realizada desde 2019, a ação é voltada também às famílias, com uma série de serviços à população e diversão para as crianças.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Domingo por Elas será realizado no dia 29 no bairro Santo Afonso
por Maíra Kiefer publicado 26/10/2023 última modificação 26/10/2023 20h32 — registrado em: , ,
26/10/2023 – A ação Domingo por Elas, liderada pela Procuradoria Especial da Mulher e Rede Integrada Laço Lilás, cujo objetivo é divulgar alternativas para as vítimas de violência doméstica e de gênero, será retomada no próximo dia 29, das 14h às 17h. O espaço escolhido para abrigar a quinta edição é a Associação Comunitária do bairro Santo Afonso, na rua Manágua, 178. No local, estarão entidades que acolhem e orientam tanto as cidadãs quanto seus familiares. Os atendimentos e serviços serão gratuitos.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Legislativo presta reconhecimento à Liga Feminina de Combate ao Câncer
por Jaime Freitas publicado 09/10/2023 última modificação 09/10/2023 23h16 — registrado em:
09/10/2023 – No último mês de setembro, a Liga Feminina de Combate ao Câncer completou 39 anos de atuação em Novo Hamburgo. A iniciativa e os trabalhos realizados pela instituição foram reconhecidos pela Câmara em moção de aplauso. A proposta, de autoria da vereadora Lourdes Valim (Republicanos), foi aprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira, 9.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Após ampla discussão, vereadores reprovam a criação de CPI para investigar situação da Casa de Bombas
por Tatiane Souza publicado 06/09/2023 última modificação 06/09/2023 22h22 — registrado em: , , , , ,
06/09/2023 – Os estragos provocados após grandes precipitações, as denúncias de sucateamento da estrutura e os relatos de obstáculos para a fiscalização levaram um grupo de cinco vereadores a criar um requerimento para instituir uma comissão parlamentar de inquérito para apurar as condições de funcionamento da Casa de Bombas do bairro Santo Afonso. O pedido foi lido durante a sessão plenária desta quarta-feira, 6, e encaminhado a ordem do dia pelo presidente da Casa, Fernando Lourenço (PDT), evocando o Regimento Interno. Antes da votação, foi realizada uma reunião para tratar do assunto, por solicitação do líder do governo na Câmara, vereador Ricardo Ritter – Ica (PSDB) com todos os parlamentares no Plenarinho. Já em plenário, o pedido de CPI foi reprovado por oito votos a seis.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Vereadores pedem que Congresso se oponha à descriminalização do aborto
por Tatiane Souza publicado 06/09/2023 última modificação 06/09/2023 21h20 — registrado em: , , , , ,
06/09/2023 – Tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2017 uma arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) que busca a descriminalização do aborto induzido e voluntário praticado até a 12ª semana de gestação. Contrário ao que define como um possível “ativismo judicial”, o vereador Felipe Kuhn Braun (PP) elaborou moção de apelo ao Congresso Nacional para que se oponha expressamente a um eventual acolhimento à petição. O documento, aprovado por unanimidade nesta quarta-feira, 6, recebeu ainda a adesão e assinatura de Raizer Ferreira (PSDB), Lourdes Valim (Republicanos), Semilda dos Santos - Tita (PSDB) e Darlan Oliveira (PDT).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Divulgação da Cartilha Política para as Mulheres reúne representantes das procuradorias na Expointer
por Maíra Kiefer publicado 04/09/2023 última modificação 11/09/2023 20h44 — registrado em: , , ,
04/09/2023 – O lançamento da Cartilha Política para as Mulheres marcou na última sexta-feira, 1°, o desfecho das ações especiais alusivas ao Agosto Lilás promovidas pelo Parlamento Estadual. Realizada na 46ª Expointer, na Casa da Assembleia Legislativa, em Esteio, a atividade teve a presença de representantes de procuradorias especiais de câmaras de várias cidades da região metropolitana, vereadoras, deputadas e integrantes dos órgãos de segurança. A procuradora especial do Legislativo hamburguense, Lourdes Valim (Republicanos), esteve no local para acompanhar o evento e pedir apoio para a instalação de uma Casa da Mulher Brasileira no Vale do Sinos. Contudo, a diretora do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres do governo do Estado, Tábata Bier, anunciou que neste primeiro momento serão contemplados Porto Alegre e depois um município da região serrana, devido à elevação dos índices de violência naquele segmento do Estado. Adotada em sete cidades do país, deverá ser estendida a mais locais, conforme anúncio recente do governo federal, totalizando 40 unidades.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Comissão se junta à Liga na expectativa de trazer o tratamento oncológico para mais perto de Novo Hamburgo
por Tatiane Souza publicado 24/08/2023 última modificação 24/08/2023 21h04 — registrado em: , ,
24/08/2023 – A Comissão de Direitos Humanos (Codir) do Legislativo, representada pelos vereadores Enio Brizola (PT) e Lourdes Valim (Republicanos), acompanhou a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo em visita à oncologia do hospital Centenário, em São Leopoldo – que atende tanto pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto convênio e particular – na tarde desta quinta-feira, 24. A comitiva, que busca analisar novo local para receber os pacientes em tratamento de câncer, foi recebida pelo gerente Felipe Zart Broecker. Próximos passos devem incluir reunião com a comissão estadual de saúde e a promoção de uma audiência pública na Assembleia.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Aplicativo que auxilia no letramento de crianças autistas recebe aplausos do Legislativo
por Tatiane Souza publicado 23/08/2023 última modificação 23/08/2023 20h19 — registrado em: , , ,
23/08/2023 – O Aplicativo de Leitura Compartilhada para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (Alea) está sendo utilizado em Novo Hamburgo e municípios da região como suporte educacional na aprendizagem de alunos com TEA. A tecnologia foi desenvolvida por pesquisadoras e educadoras do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale e do Laboratório de Objetos de Aprendizagem da Unisinos. A implementação da iniciativa foi reconhecida pela Câmara em moção de aplauso. A proposta, de autoria do vereador Inspetor Luz (MDB), foi aprovada por unanimidade na sessão desta quarta-feira, 23.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Lomba Grande deve ter grande representação na audiência pública do dia 24 para debate do Plano Diretor
por Maíra Kiefer publicado 11/08/2023 última modificação 17/08/2023 14h13 — registrado em: , , , , , , , , ,
11/08/2023 – Cerca de cem moradores do bairro rural de Novo Hamburgo se reuniram na quinta-feira, 10, na sede da Comunidade Evangélica de Lomba Grande para debater a revisão do Plano Diretor Urbanístico Ambiental (PDUA). A iniciativa de levar informações à população sobre a matéria é da comissão especial da Câmara criada para analisar as propostas apresentadas pela Urbtec, empresa curitibana responsável pelo planejamento e elaboração das diretrizes urbanísticas que vão constar na proposição do Executivo Municipal hamburguense. Durante o encontro, os participantes que moram na região se comprometeram em estar em grande número na audiência pública, programada para o próximo dia 24, na sede do Legislativo. Ela será o ápice de uma série de consultas e conversas realizadas pelos parlamentares com a comunidade. A data foi alterada recentemente para proporcionar maior participação dos cidadãos.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias