Comissão se junta à Liga na expectativa de trazer o tratamento oncológico para mais perto de Novo Hamburgo

por Tatiane Souza última modificação 24/08/2023 21h04
24/08/2023 – A Comissão de Direitos Humanos (Codir) do Legislativo, representada pelos vereadores Enio Brizola (PT) e Lourdes Valim (Republicanos), acompanhou a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo em visita à oncologia do hospital Centenário, em São Leopoldo – que atende tanto pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto convênio e particular – na tarde desta quinta-feira, 24. A comitiva, que busca analisar novo local para receber os pacientes em tratamento de câncer, foi recebida pelo gerente Felipe Zart Broecker. Próximos passos devem incluir reunião com a comissão estadual de saúde e a promoção de uma audiência pública na Assembleia.
Comissão se junta à Liga na expectativa de trazer o tratamento oncológico para mais perto de Novo Hamburgo

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

A diretora-executiva da Liga, Regina Dau, e as fundadoras e voluntárias da entidade Miriam Behrend, Mariza Simon e Carmen Gerhardt acompanharam a reunião. Na ocasião, o grupo conheceu também o fundador da oncologia da cidade vizinha, Adalberto Broecker Neto. 

Leia mais: "Quanto custa uma vida para o poder público?", indaga a Liga de Combate ao Câncer

Felipe Broecker demonstrou interesse em trazer para São Leopoldo os pacientes que tratam o câncer no Hospital Bom Jesus, em Taquara, desde maio de 2022, quando o serviço foi transferido do Hospital Regina. O gerente explicou que o caminho administrativo é via Executivo. “Não foi formalizado em nenhum momento o interesse da Prefeitura de Novo Hamburgo em firmar parceria com São Leopoldo. Mas nós temos vontade e capacidade de atender a essa demanda”, frisou.

A presidente da Liga falou sobre os benefícios de um possível acordo, uma vez que o tempo de deslocamento até a cidade do Vale do Paranhana é um dos principais problemas apontados pelos pacientes que estão em tratamento. 

O vereador Enio Brizola explicou o esforço para manter o SUS oncologia na cidade, mas salientou que não encontraram sensibilidade nem no governo municipal nem no estadual para outra alternativa que não fosse levar os pacientes para Taquara. “O atendimento do Bom Jesus estava sobrecarregado e ficou ainda mais com a chegada de Novo Hamburgo. A estrutura é pequena. As pessoas passam por procedimentos complexos, como a quimioterapia, estão debilitadas e ainda precisam esperar em um local sem estrutura até todos os outros serem atendidos. E também tem a longa viagem de volta”, relatou o parlamentar. 

Sobre a oncologia se instalar no Hospital Municipal, Brizola destacou que o prazo dado pelo secretário de Saúde para a entrega do prédio do Anexo 2 é outubro de 2024. O imóvel está com cerca de 35% da obra concluída, mas precisará ser equipado e passar por adequações. “Achamos difícil que o prazo seja cumprido”, refletiu. Além disso, apontou que é muito tempo para os pacientes seguirem em Taquara. “Fizemos algumas parcerias com a Universidade Feevale. Nosso gabinete foi a Brasília buscar soluções junto ao Ministério da Saúde. Uma das possibilidades é uma segunda regulação. Pediram que indicássemos outro lugar que ofertasse o serviço e eles credenciariam”, enfatizou Brizola. 

Encaminhamentos 

Após conhecer as instalações da oncologia Centenário, os vereadores devem marcar agora uma reunião em Porto Alegre com a comissão estadual de saúde. O objetivo é gerar uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa. “Temos que formalizar essa intenção da Liga, apresentá-la aos deputados, mostrar os documentos. Dessa forma, a Administração também será convocada a participar e discutir o assunto”, apontaram os integrantes da Codir.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. As comissões permanentes se reúnem semanalmente na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril. 

Visita à oncologia do hospital Centenário