Domingo por Elas será realizado no dia 29 no bairro Santo Afonso

por Maíra Kiefer última modificação 26/10/2023 20h32
26/10/2023 – A ação Domingo por Elas, liderada pela Procuradoria Especial da Mulher e Rede Integrada Laço Lilás, cujo objetivo é divulgar alternativas para as vítimas de violência doméstica e de gênero, será retomada no próximo dia 29, das 14h às 17h. O espaço escolhido para abrigar a quinta edição é a Associação Comunitária do bairro Santo Afonso, na rua Manágua, 178. No local, estarão entidades que acolhem e orientam tanto as cidadãs quanto seus familiares. Os atendimentos e serviços serão gratuitos.

seis meses como procuradora especial, a vereadora Lourdes Valim (Republicanos) reforçou que a atividade levará a Rede Integrada Laço Lilás para dar assistência à comunidade. Segundo a parlamentar, o formato será mantido, a exemplo do que vem ocorrendo desde 2019, sempre voltado a toda a família e em regiões onde se verifica um número maior de ocorrências dessa natureza. Ela reforçou que o evento ocorrerá mesmo com chuva, já que há espaço coberto na localidade.

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Eliana Benkenstein, destacou a importância de se retomar essa ação em outubro, mês voltado à prevenção do câncer de mama e à saúde feminina em geral. Vamos fechar a programação do Outubro Rosa com chave de ouro. O Domingo por Elas é aquele evento em que vem toda a família e no qual conseguimos buscar aquela mulher que está com problemas para falar sobre a violência e mostrar todos os serviços que a rede tem, para que ela saiba que ela pode procurar, que ela tem ajuda, que não está sozinha. Esse é o maior objetivo da ação”, finalizou Eliana.

Laço Lilás

Criada em 2017, a Rede Integrada Laço Lilás reúne entidades voltadas para o atendimento a vítimas de violência de gênero. O grupo tem como meta fazer Novo Hamburgo recuar na lista de líderes de ocorrências no Estado. Com encontros promovidos na sede do Legislativo e organizados pela Procuradoria Especial da Mulher, a rede é composta pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Brigada Militar, Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência e Atendimento Creas/Viva Mulher, Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim) e Laços de Vida, ambos da Feevale, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (Comdim) e dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), Comissões da Mulher e da Criança e Adolescente da OAB/NH, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e coletivos femininos.