Enio Brizola
Local de nascimento: Frederico Westphalen/RS
Profissão: Técnico em cooperativismo
Formação: Ensino Superior Completo
Votos nas eleições de 2016: 1.688
Enio Antonio Brizola, nascido em Frederico Westphalen/RS, veio a Novo Hamburgo com a família em 1978, na perspectiva de melhorar de vida trabalhando na indústria do calçado. Entrou na política motivado pelos debates dos grupos de jovens da igreja sobre como funciona a sociedade, e por tradição familiar. Foi coordenador do Sine no governo de Olívio Dutra, assessor parlamentar do deputado federal Tarcísio Zimmermann, diretor de Economia Solidária e Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Prefeitura de Novo Hamburgo. Foi Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico.
Formou-se em Gestão Pública pela Universidade Feevale e cursou a pós-graduação em Educação Ambiental na Furg. É casado e pai da Laura e do Francisco.
Tem como foco de atuação o apoio às micro e pequenas empresas, coleta seletiva, qualificação profissional, apoio à economia popular solidária e aos catadores de materiais recicláveis.
Foi autor da Lei que institui o Catavida como Programa Socioambiental de Resíduos Sólidos de Novo Hamburgo, tornando-o uma política pública permanente.
Além de conduzir o Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo nas três vezes em que foi realizado, também é autor da Lei Nº 3.286/2021 que o tornou uma política pública municipal. O objetivo do evento é discutir o cenário econômico internacional e a sua relação com o Brasil, identificando riscos e oportunidades, para a construção de um ambiente socioeconômico que favoreça o empreendedorismo e a inovação produtiva em Novo Hamburgo.
Atividades profissionais:
Técnico em Cooperativismo, iniciou na indústria de calçados aos 13 anos e permaneceu até 1984. Metalúrgico por dois anos, foi assessor sindical do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Calçado de 1990 e 1996. Naquele ano, ingressou na indústria de plásticos e foi presidente do sindicato da categoria por oito anos. É técnico em cooperativismo e auto gestão na Associação Nacional de Empresas de Auto Gestão e Participação Acionárias.
Filiação partidária:
É filiado ao Partido dos Trabalhadores.
Em 2016, reelegeu-se com 1688 votos. Em 2018, foi eleito primeiro-secretário da Mesa Diretora.
Em 2020, Enio Brizola reelegeu-se vereador com: 1.628 votos.
Confira os projetos e proposições do parlamentar
Confira os dados do candidato e as contas eleitorais
Notícias