35. Guaracy Velho - 2010

por Maíra Kiefer última modificação 08/12/2022 18h54

Guaracy Velho

 

Guaracy Velho

Natural de São José dos Ausentes/RS, na época distrito de Bom Jesus, Guaracy Velho nasceu em 10 de março de 1938. Transferiu-se para Novo Hamburgo em 1957, para trabalhar e concluir o curso ginasial. Posteriormente, estudando à noite, graduou-se como técnico em contabilidade na Escola São Jacó, em 1959. Empregou-se na empresa Nitrosin S/A como office-boy, onde foi promovido a contador, procurador-geral e gerente da filial em Porto Alegre. Após 16 anos de atividades, optou em montar uma empresa importadora e manipuladora de sementes em Montenegro, onde permaneceu por cinco anos. Em Novo Hamburgo, montou a Loja Agrícola do Vale, onde permanece até hoje. Casado há 48 anos com Terezinha, teve dois filhos: Eduardo (falecido) e Alexandre.

Engajado na rotina da cidade, Guaracy participa de movimentos comunitários. Na Associação dos Moradores da Vila Pedreira, sensibilizou-se com a situação de mulheres desamparadas, com grande número de filhos. Para minimizar o problema, procurou encaminhar algumas mulheres para cirurgias de laqueadura tubária e os homens para vasectomia, pagando o serviço do seu próprio bolso. Foi chamado pelo Conselho Municipal de Saúde para prestar esclarecimentos sobre esse trabalho e, em relatório de 100 páginas ao prefeito Jair Foscarini, viu seu projeto consagrado pela Prefeitura e pelo Gabinete da Primeira Dama. Hoje, esse trabalho é executado pela Prefeitura.

A partir de março de 2003 integrou-se ao Grupo Pensando Novo Hamburgo, onde voluntários atuam sob três pilares básicos: social, comunitário e comercial. O trabalho social no Grupo prossegue com projetos sobre gravidez na adolescência, combate às pichações, valorização dos grafiteiros, conscientização no trânsito, arborização, escolas profissionalizantes, lixo e presidiários. Tem participado do Conselho Deliberativo da Aspeur-Feevale, da direção da Sociedade Ginástica, da diretoria da Associação Hospitalar Maurício Cardoso, antigo Hospital Geral, da Câmara Júnior, da Sociedade Social, Cultural e Esportiva do Vale do Sinos, a Cajubocha, da ACI e do CDL.