Vereadores entregam título de Mulher Cidadã no final de 2020
Leia mais:
Após oito meses, títulos de Mulher Cidadã começam a ser entregues
O vereador Fernando Lourenço homenageou Nair Terezinha Centa Mendes. “É com muito orgulho que proporciono este simples, mas importante gesto, em reconhecimento ao trabalho que a senhora desenvolve com a comunidade, em especial com as senhorinhas da Vila Diehl e Kephas. A homenageada que se dedicou durante 25 anos à catequese e após começou a realizar um trabalho direcionado aos idosos, formando o grupo Novo Amanhã, agradeceu comovida.
Felipe Kuhn Braun também emocionou a sua homenageada, Agnes Backer Kerbes. “Todo o trabalho desenvolvido na área da educação merece ser reconhecido. Eu penso que a senhora atuou, também, em diversas áreas – na igreja, na escola, no coral. É uma pessoa muito especial e meritosa. Muito obrigada pelo seu trabalho. Agnes é licenciada em Português e também ministrou aulas de Educação Artística e Música. Por três décadas, trabalhou na Escola Sagrado Coração de Jesus e em outras instituições. Foi regente do primeiro coral do Sagrado Coração de Jesus (capinhas vermelhas) e sempre ajudou na condução das missas e canto coral da paróquia.
A escolhida do vereador Inspetor Luz foi Lisete Arnecke Angeli, que atua como voluntária do Lar João Bosco (antigo Lar da Menina) há 32 anos, entidade que presidiu e coordenou. “É uma honra entregar este certificado, haja vista o trabalho social que a senhora faz por tantos anos. Sempre com dificuldades de recursos, se envolve em diversas atividades, galetos, chás, para arrecadar fundos para o Lar. Seu voluntariado tem de ser conhecido e reconhecido. Sem os anônimos batalhadores da nossa sociedade, as entidades não funcionariam e não existiriam. Lisete agradeceu e se disse honrada com o título. “Faço o trabalho com muito prazer e alegria”, destacou.
Elvenir Paz de Assunção foi a homenageada do vereador Rafael Lucas. Conhecida como Tia Elvi, por 10 anos, foi auxiliar de limpeza e merendeira no Colégio Eugênio Nelson Ritzel. Líder comunitária no Kephas, é admirada por sua dedicação e esforço pela população do bairro. “Fico muito honrado em entregar essa homenagem a uma pessoa muito especial para mim, minha família e toda a comunidade aqui do Kephas. É uma pessoa muito importante e querida, mãezona de todos. Quero te agradecer todo o carinho que tem pela comunidade”, enfatizou Rafael.
Patricia Beck fez a última entrega do título do ano para Sabrina Cristiane Wildner. Pedagoga, ela atua na área do magistério há 28 anos. Em 2003, abriu uma escola de educação infantil, que sete anos depois seria instalada no Grêmio Atiradores. No clube, foi a primeira mulher a ser eleita presidente.
Concessão do título
Nas próximas semanas, os vereadores Gerson Peteffi (MDB) e Cristiano Coller (PTB) também deverão participar de momentos semelhantes em que oficializarão o reconhecimento às suas escolhidas. Usualmente, a entrega é realizada em sessão solene, que reúne todas as participantes, vereadores, autoridades e familiares. A solenidade integra a programação da Semana da Mulher, conforme prevê o Decreto Legislativo n° 1/2018. De acordo com o Art. 3°, cada vereador poderá fazer uma indicação para a cidadã destaque por relevantes serviços prestados à comunidade. Em 2020, foram escolhidas 13 homenageadas. Confira aqui lista completa.