Após oito meses, títulos de Mulher Cidadã começam a ser entregues

por Maíra Kiefer última modificação 25/11/2020 01h31
24/11/2020 - A pandemia do novo coronavírus adiou em praticamente oito meses a concessão dos títulos de Mulher Cidadã de Novo Hamburgo. Programada para ocorrer em 26 de março, primeiros dias da vigência do Decreto de Calamidade Pública no Município, a solenidade foi um dos primeiros eventos do calendário anual da Câmara a precisar ser postergada. A retomada da premiação ocorreu na última sexta-feira, 20, em um formato adaptado às atuais condições de prevenção à Covid-19. Seguindo protocolo de sanitização e cuidados para evitar a propagação e contágio, os vereadores Raul Cassel (MDB), Sergio Hanich (MDB), Tita (PSDB) e Vladi Lourenço (PSDB) entregaram certificados emoldurados e flores para as homenageadas em suas residências ou locais de trabalho. Na segunda-feira, 21, foi a vez dos vereadores Enio Brizola (PT) e Gabriel Chassot (PSDB) prestarem a homenagem às suas escolhidas.
Após oito meses, títulos de Mulher Cidadã começam a ser entregues

Fotos: Jaime Freitas e Daniele Souza/CMNH

O reconhecimento do trabalho não teve holofotes nem aplausos de uma plateia cheia. Na maioria dos casos, foi acompanhado exclusivamente por cônjuges ou filhos. A atuação de grande parte dessas cidadãs é semelhante a esse momento ímpar – intimista e silenciosa, mas que ficará marcada na história da cidade. 

“Eu não teria conseguido nada disso sozinha, inclusive, tive a sua ajuda”, disse Carla Rosana da Silva, que desde 2005 integra a equipe da AMO Criança, ao receber o quadro com a homenagem das mãos do parlamentar Serjão. O auxílio citado por ela se refere às subvenções concedidas à entidade. “Nós tentamos fazer o melhor para ajudar e continuaremos assim na próxima legislatura”, respondeu o vereador emedebista.

Ao alcançar um buquê para a sua escolhida, Enio Brizola destacou a atuação de Bernadete Emilia Breitenbach ao longo de sua carreira como servidora e membro da diretoria da Associação Bem Me Quer. Para o parlamentar, Bernadete é uma referência para a comunidade, por dar exemplos de dedicação e altruísmo. “Eu me sinto honrada por representar muitas cidadãs: a mulher batalhadora, a mulher que supera obstáculos, a mulher que trabalha fora, que cuida da casa, que cuida dos filhos, que faz trabalho social, que abdica do seu tempo em prol do outro, que abraça lutas solidárias por justiça social e por igualdade de direitos. Esse prêmio é de suma importância porque posso dividi-lo com todas as mulheres, que assim como eu, são discriminadas, mas que fazem um trabalho que pouca gente conhece”, declarou Bernadete, que antes de completar um ano teve paralisia infantil e ao longo da vida superou inúmeras dificuldades. 

Emocionada, Maria Auxiliadora dos Santos Silva ouviu com atenção os pontos de sua trajetória salientados pela vereadora Tita. A história de luta e superação da ex-diretora de escola, que deixou Manaus para viver em Novo Hamburgo na década de 60, motivou a parlamentar a conceder a honraria. Ex-funcionária da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), mesmo aos 82 anos, segue sendo exemplo de abnegação, atuando como voluntária na instituição Casa Verde. 

Assim como Maria, a professora Diva Emerita Herbstrith, indicada por Vladi Lourenço, também se dedica ao voluntariado, auxiliando famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, além de focar sua atenção para núcleos que amparam crianças até seis anos de idade. No ato da entrega, Vladi a parabenizou por toda sua diligência e esforço em prol dos que mais precisam. 

Grata pelo reconhecimento de seu trabalho, especialmente na área da saúde, Lúcia Bertuol Boff, indicada pelo vereador Gabriel Chassot, além de externar sua alegria em palavras, preparou um café especial para retribuir a homenagem. Chassot relembrou o tempo em que trabalharam juntos em uma UBS e o quanto Lúcia se empenhava pelo bem-estar do próximo, primando por uma atuação comprometida e exemplar. Por sua vez, a homenageada mencionou que, assim como ela, outros profissionais da saúde também tinha um sentimento de gratidão pela atuação do parlamentar.

O mesmo clima de acolhida e retribuição marcou a concessão do título para Margôt Déa Sperb Schütz, que teve o nome sugerido pelo médico e vereador Raul Cassel. Ex-presidente da Fundação Scheffel e integrante do conselho da entidade, a homenageada recebeu no pátio de sua casa a honraria. Cassel exaltou a versatilidade do trabalho de Margôt, que, além de voltar sua vida ao magistério, buscou outras formas de realização e dedicação à sociedade. Ela é uma das idealizadoras da HamburgerbergFest, membro do Conselho Municipal de Turismo e voluntária da Adefi.  

Concessão dos demais títulos

Nas próximas semanas, os demais vereadores também deverão participar de momentos semelhantes em que oficializarão o reconhecimento às suas escolhidas. Usualmente, a entrega é realizada em sessão solene, que reúne todas as participantes, vereadores, autoridades e familiares. A solenidade integra a programação da Semana da Mulher, conforme prevê o Decreto Legislativo n° 1/2018. De acordo com o Art. 3°, cada vereador poderá fazer uma indicação para a cidadã destaque por relevantes serviços prestados à comunidade. Em 2020, foram escolhidas 13 homenageadas. Confira aqui lista completa