Valderez Terezinha Schmitz será agraciada com o título de Cidadã de Novo Hamburgo na próxima terça

por Maíra Kiefer última modificação 04/12/2019 12h31
27/11/2019 – Pela quinta vez conferido a uma mulher, o título de Cidadã de Novo Hamburgo de 2019 será concedido a Valderez Terezinha Schmitz em sessão solene a ser realizada no dia 3 de dezembro, terça-feira, às 19h, no Plenário Luiz Oswaldo Bender, localizado na rua Almirante Barroso, 261, no Centro. A data da entrega inicialmente estava marcada para 21 de novembro. Indicada pelo vereador Sergio Hanich – Serjão (MDB), a homenageada construiu sua história profissional em um ramo por muitos considerado masculino. Nascida em Encantado em 1942, fundou sete empresas que prestam serviços de despachante, formação de condutores e seguros, empregando mais de 200 pessoas. A honraria do Legislativo será recebida no mesmo ano que a marca Valderez completa meio século, estando presente também nas cidades de Nova Hartz, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapiranga e Taquara.

Aclamada pelos demais parlamentares em sessão secreta realizada no dia 4 de setembro, a escolha se tornou oficial por meio da promulgação do Decreto Legislativo n° 2/2019, ocorrida cinco dias após a definição. 

Trajetória

Valderez mudou-se ainda criança para Novo Hamburgo, acompanhada pelos pais e irmãos – um deles, Miguel Henrique Schmitz, também viria a ser agraciado com o título de Cidadão de Novo Hamburgo, conferido em 2017. No final da década de 1960, por terem conhecimento sobre processo de emplacamento de veículos, ela e o marido eram consultados a respeito dos procedimentos para a expedição de documentos junto aos órgãos de trânsito. Sua atividade como despachante se consolidaria a partir da abertura do primeiro escritório em 26 de maio de 1969, dando início à marca que leva o seu nome até hoje. No mesmo ano, instalaram a autoescola, sendo pioneira na implantação dos comandos duplos de pedais e direção nos veículos. Em 1997, com a mudança da legislação, foi credenciada no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) a prestar serviços de habilitação de condutores nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) Valderez em Novo Hamburgo, Nova Hartz, São Leopoldo e Sapiranga. A família conta ainda com uma corretora de Seguros, inaugurada em 1983. Os empreendimentos empregam cerca de cem pessoas em Novo Hamburgo.

Mulheres homenageadas

Pela primeira vez, a homenagem a mulheres ocorre em anos consecutivos. Apenas cinco cidadãs receberam espaço de destaque por sua contribuição ao Município, em galeria que chega agora a 45 nomes: Valderez Terezinha Schmitz (2019), Jurema Reis de Oliveira Guterres (2018), Cyria Wittmann – Irmã Generosa (2013), Maria Paula Biondi (2003) e Irmã Maria Valéria (1984).

Biografia completa

Leia na íntegra o Decreto nº 2/2019

Confira todos os homenageados

Leia também: Valderez Terezinha Schmitz receberá título de Cidadã de Novo Hamburgo

registrado em: