Valderez Terezinha Schmitz receberá título de Cidadã de Novo Hamburgo
Essa será a quinta distinção conferida a uma cidadã: Jurema Reis de Oliveira Guterres (2018), Cyria Wittmann - Irmã Generosa (2013), Maria Paula Biondi (2003) e Irmã Maria Valéria (1984). Ao todo, foram 45 premiações realizadas em 32 ocasiões em que ocorreu a concessão do título.
Histórico
Natural de Encantado, Valderez Terezinha Schmitz mudou-se ainda criança para Novo Hamburgo em 1947, acompanhada pelos pais e irmãos Miguel Henrique Schmitz, João Carlos Schmitz, Roque Pedro Schmitz e Maria Antonieta. No final da década de 60, por ter conhecimento sobre processo de emplacamento de veículos, ela e o marido eram consultados sobre como proceder para expedição de documentos junto aos órgãos de trânsito. Sua atividade como despachante se consolidaria a partir da abertura do primeiro escritório em 26 de maio de 1969, dando início à marca que leva o seu nome até hoje. No mesmo ano, instalaram a autoescola, sendo pioneira na implantação dos comandos duplos de pedais e direção nos veículos.
Em 1997, com a mudança na legislação, foi credenciada no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) a prestar serviços de habilitação de condutores nos CFCs Valderez em Novo Hamburgo, Sapiranga, São Leopoldo e Nova Hartz. A família conta ainda com uma Corretora de Seguros, inaugurada em 1983. Com 50 anos de história, o negócio da família emprega mais de 200 pessoas em seis municípios, cerca de 100 destes empregos em Novo Hamburgo.