TV Câmara - Por Elas reforça a luta contra o abuso e à exploração sexual infantojuvenil

por Tatiane Souza última modificação 04/06/2025 16h27
03/06/2025 - No mês de conscientização sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o programa Por Elas convida Aline Gabriele Favero Hennemann e Felipe Ventre, conselheiros tutelares de Novo Hamburgo, e o vereador Eliton Ávila, que integra a Comissão Especial de Combate à Pedofilia e à Violência Infantojuvenil, para debater o assunto. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada hora, quatro crianças são abusadas no Brasil. Estima-se que, todos os anos, cerca de 500 mil crianças e adolescentes sejam explorados sexualmente no país. E mais grave: apenas 7,5% desses casos chegam a ser denunciados às autoridades, ou seja, os números reais são ainda maiores. Além disso, aproximadamente 51% das vítimas têm entre 1 e 5 anos de idade.
TV Câmara - Por Elas reforça a luta contra o abuso e à exploração sexual infantojuvenil

Foto: Daniele Souza/CMNH

Durante o episódio, os convidados destacaram o papel fundamental do Conselho Tutelar no acolhimento e encaminhamento de casos, ressaltando a importância de fortalecer a rede de proteção, que envolve escolas, unidades de saúde, assistência social e o poder público. O programa também abordou a necessidade de maior articulação entre as instituições e o envolvimento de toda a sociedade na prevenção dessas violações, que muitas vezes ocorrem dentro de casa e permanecem silenciadas.

Principais tipos de violência

Entre os principais tipos de violência contra às crianças e os adolescentes estão o abuso sexual, a exploração sexual, a violência física e psicológica, a negligência, o abandono, a violência institucional e a violência digital.

Fique atento a possíveis sinais de abuso:

  • Mudanças bruscas de comportamento

  • Medo de alguma pessoa específica

  • Regressão (como voltar a fazer xixi na cama)

  • Interesse sexual incompatível com a idade

  • Agressividade, tristeza excessiva ou apatia

Nem todo perigo tem rosto. E muitos se escondem nas redes sociais. Crianças e adolescentes estão vulneráveis também no ambiente online.

Riscos no ambiente virtual:

  • Conversas com estranhos em jogos e redes

  • Troca de imagens íntimas (sextorsão)

  • Grooming (aliciamento online)

  • Falta de supervisão dos responsáveis

Em tempos de hiperconectividade, o lar digital também exige atenção. 

Leia mais:

Defensor Público destaca papel das políticas públicas e da rede de proteção para combater abusos e violências contra crianças e adolescentes

Conselheiras tutelares expõem desafios da função durante sessão na Câmara

O recado final da conselheira foi claro e direto: “Disque 100, faça o comunicado à delegacia e procure o Conselho Tutelar”.

📍 Onde denunciar em Novo Hamburgo:

📞 Disque 100 – anônimo e gratuito
🏛️
Conselho Tutelar – Rua David Canabarro, 20, 4º andar – Centro
📲 (51) 3524-4315 | (51) 3524-4284 |
Plantão 24h: (51) 99701-8406
✉️ conselhotutelar.nhrs@gmail.com
🚨
DPCAV – Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente: (51) 3593-1153
🚓
DPPA – Delegacia de Pronto Atendimento: (51) 3593-2999

A Câmara de Novo Hamburgo, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, da Comissão de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e da Comissão de Combate à Pedofilia, segue atuando firmemente pela proteção da infância e da adolescência.

Texto de Gabriela Panassal - estagiária de Jornalismo da Gerência de Comunicação

Por Elas

O Por Elas é um programa da TV Câmara NH que dá voz às pautas de combate à violência de gênero, promoção de direitos e à emancipação feminina. Assista ao episódio na íntegra: