TV Câmara – Especialista explica mudanças de rotina e impactos psicológicos relacionados à Covid-19
O programa está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e está disponível também no Facebook.com/TVCamaraNH e no Youtube.com/TVCamaraNH.
A psicóloga defende a necessidade de considerar as particularidades de cada indivíduo e de cada núcleo familiar para entender como a pandemia impacta as diferentes realidades. Ela explica que existe uma complexidade e uma desigualdade muito grande nos modos de vida da população, principalmente a brasileira. A pandemia e a vivência do isolamento social, segundo ela, atinge as pessoas de diferentes formas. “Uma coisa é falar sobre o impacto psicológico para as famílias que estão em teletrabalho. Famílias que estão tendo que dar conta de seus trabalhos laborais e também da educação dos filhos. Outra situação é falarmos sobre os profissionais que estão na linha de frente, que não deixaram suas atividades presenciais e que estão atendendo outras pessoas, seja em hospitais, farmácias, supermercados etc.”, destaca.
Carmem Giongo explica por que e como o isolamento social pode afetar negativamente quem já lidava anteriormente com problemas psicológicos, como a síndrome do pânico, ansiedade e depressão. Além disso, ela destaca como o uso exagerado de ferramentas tecnológicas como o WhatsApp e outras formas de interação agem sobre a nova rotina – de forma positiva e negativa.
Confira a entrevista na íntegra:
Vitalidade
O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.
Veja a lista completa dos Vitalidades.
* Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.