Servidora aposentada critica cobrança de alíquota previdenciária sobre proventos de inativos

por Luís Francisco Caselani última modificação 30/10/2023 23h25
30/10/2023 – Em abril, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou, por 8 votos a 6, a ampliação da cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos de aposentados e pensionistas. Se antes a alíquota era aplicada apenas sobre o que excedia o teto do INSS, agora o desconto, sempre que houver deficit atuarial, abrange tudo o que ultrapassa o valor de um salário-mínimo. Medida interpretada como “confisco” pelo funcionalismo, a alteração segue gerando polêmica no município. Nesta segunda-feira, 30, a professora aposentada Flávia de Souza ocupou a tribuna e pediu para os vereadores se colocarem no lugar dos servidores públicos.
Servidora aposentada critica cobrança de alíquota previdenciária sobre proventos de inativos

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Fui professora deste município durante 30 anos, procurando fazer o meu trabalho da melhor maneira possível. E, assim como eu, tantos outros colegas servidores públicos. Neste ano, como recompensa, tivemos o confisco de 14% das nossas aposentadorias. Isso é tremendamente injusto. Recebemos 5% de reposição e 14% de desconto. Temos que pagar uma conta que não é nossa. Esperamos que o Judiciário vote a nosso favor, porque há uma série de ilegalidades. E, com todo o respeito, vocês sabem que há”, asseverou.

Saiba mais: Câmara aprova adequações ao salário de benefício e contribuições de aposentados e pensionistas

A aposentadoria é uma conquista. Não é algo que recebemos gratuitamente. E, portanto, tem que ser respeitada. E nós não estamos sendo respeitados”, finalizou Flávia.

Tribuna Popular

Durante as sessões ordinárias, pessoas previamente inscritas também têm direito à fala, por meio do expediente da Tribuna Popular. As inscrições devem ser realizadas junto à Secretaria da Câmara, no terceiro andar do Palácio 5 de Abril, a partir do preenchimento de uma solicitação. As datas serão estabelecidas conforme disponibilidade de agenda.

registrado em: