Seminário de Desenvolvimento Econômico começa a tomar forma

por Luís Francisco Caselani última modificação 18/11/2019 17h10
08/08/2019 – A Câmara voltou a se reunir com entidades parceiras na tarde desta quinta-feira, 8 de agosto, para retomar as discussões acerca da organização do 2º Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo. Embora ainda sem a definição de datas, os representantes das instituições já esboçam a estrutura do evento, que deve ocorrer ao longo de dois dias na sede do Legislativo hamburguense. A ideia é que o seminário abranja discussões sobre o cenário econômico, mas também traga a apresentação de boas práticas públicas e privadas e oficinas específicas para diferentes segmentos.
Seminário de Desenvolvimento Econômico começa a tomar forma

Foto: Luís Francisco Caselani/CMNH

Presidente da Comissão de Finanças da Câmara, que organiza a atividade em parceria com a Escola do Legislativo, Enio Brizola (PT) destacou que o intuito da segunda edição é expor processos em andamento e pensar alternativas de crescimento econômico. “O primeiro seminário tinha um espectro mais de analisar a conjuntura nacional e o futuro das cadeias produtivas na cidade. Este ano se quer retomar essa proposta, mas também levantando esforços construídos pelas cadeias produtivas em termos de inovação, oportunidades criadas por meio das instituições de ensino e o pensamento do empreendedorismo como alternativa de desenvolvimento econômico”, sinalizou o vereador.

Idealizado pela Câmara, o seminário contará novamente com um leque de entidades parceiras, cujos representantes têm se reunido semanalmente para a formatação do evento. Neste que foi o terceiro encontro, ficou estabelecido o esqueleto dos dois dias de debate. O painel de abertura, que será realizado na primeira manhã, sintetizará o cenário econômico nacional, estadual e regional, sendo seguido pela apresentação de ações do Comitê de Governança Empresarial no Município. À tarde, o plenário da Câmara receberá a apresentação de cases de boas práticas, reunindo municípios convidados, empresas regionais e projeto desenvolvido por meio da parceria entre Prefeitura e Sebrae.

O segundo dia do seminário deve envolver uma série de oficinas temáticas, oferecendo conteúdos específicos para diferentes segmentos. O objetivo é proporcionar ambientes de discussão conforme o interesse dos setores produtivos, gerando conclusões coletivas para o futuro da cidade. Todas as informações e pensamentos debatidos ao longo do evento deverão ser traduzidos durante o painel de encerramento. O momento será marcado pela elaboração de um plano de ações conjuntas para o desenvolvimento econômico de Novo Hamburgo.

Construção coletiva

Além do vereador Enio Brizola e de servidores da Câmara, participaram da reunião desta quinta-feira representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL NH), Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos), Fundação Liberato, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e Universidade Feevale.

Primeira edição

Em julho do ano passado, a Câmara reuniu economistas, educadores, gestores públicos, representantes de segmentos produtivos e empreendedores para dois dias de debate sobre o cenário econômico nacional e internacional, identificando riscos, oportunidades e perspectivas para Novo Hamburgo e a região do Vale do Sinos. A primeira edição do Seminário de Desenvolvimento Econômico foi marcada por densas exposições e importantes discussões sobre os desafios e a realidade enfrentada no Município. Após a conclusão do seminário, o Legislativo organizou o conteúdo, reuniu avaliações e depoimentos e publicou a revista Novos Rumos.

Seminário Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo