Sala das Margaridas torna-se realidade no Dia da Mulher

por Maíra Kiefer última modificação 12/03/2021 15h07
08/03/2021 – Uma data emblemática para a luta feminina por respeito e direitos iguais foi escolhida pela Polícia Civil para iniciar o funcionamento de nove Salas das Margaridas em todo o Estado. A inauguração realizada de modo virtual nesta segunda-feira, dia 8, às 14h, abrangeu o espaço de acolhimento em Novo Hamburgo, no qual as vítimas poderão buscar atendimento na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), e outros quatro também na Região Metropolitana (São Leopoldo, Canoas, Gravataí e Alvorada). As demais cidades são Rio Grande, Santana do Livramento, Parobé e Marau. De modo remoto, o ato oficial reuniu 90 participantes. Em número expressivo, fez-se presente na solenidade a Rede Integrada Laço Lilás, que reúne as entidades hamburguenses que promovem atendimento e amparo às cidadãs da cidade e região. O grupo há cerca de um ano dedica-se a viabilizar esse momento tão esperado, por meio de trabalho voluntário e arrecadação de doações para pintura, móveis, brinquedos e equipamento.

A urgência do começo dos atendimentos foi ilustrada na fala da Chefe da Polícia Civil, Nadine Farias Anflor. Somente em 2021, 15 mulheres foram vítimas de feminicídio. “Uma violência que muitas vezes é perpetrada por companheiros, amigos e pessoas próximas. Nós não queremos mais isso no Estado do Rio Grande do Sul”, declarou Nadine. Em 2020, os números já tinham sido preocupantes: 78 vítimas.

Leia mais

Sala das Margaridas em Novo Hamburgo será inaugurada no final de fevereiro

Em seu pronunciamento, ela agradeceu o apoio dos municípios e nominou os prefeitos da região Fátima Daudt, de Novo Hamburgo, e Ary Vanazzi, de São Leopoldo, além da vereadora Tita, Procuradora Especial da Mulher do Legislativo hamburguense que acompanhavam o momento virtual da inauguração, assim como o presidente do Legislativo, Raizer Ferreira. “Agradeço de maneira ímpar o apoio que temos recebido do Executivo municipal, e que a Polícia Civil recebe, principalmente, nessa área de violência doméstica e familiar”, acrescentou.

Hoje é um dia de festa para a Polícia Civil, é especialmente alegre para mim, confesso. Nós temos que comemorar esses nove espaços de acolhimento. Quando assumi aqui a Chefia de Polícia, tive a preocupação de trazer a bandeira desse enfrentamento à violência contra a mulher para patamares de gestão, de administração, e como prioridade”, finalizou Nadine.

Sala das Margaridas

Tarcísio Kaltbach, responsável DPPA de Novo Hamburgo, será o coordenador da Sala das Margaridas do Município. Em entrevista, fez uma série de agradecimentos pela conquista desse espaço. “Não poderia deixar de externar meu profundo agradecimento à Prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, e sua equipe, que prontamente viabilizou nosso pleito, à Rede de Apoio Integrada Laço Lilás, e demais lideranças que buscaram junto à comunidade as doações, em prol desta justa e legítima causa", disse.

Pleiteada há um bom tempo, a proposta tomou forma após a aproximação da Rede Integrada Laço Lilás, Executivo e Polícia Civil. A demanda era antiga pelo fato de a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) não funcionar 24h. Com a ajuda de voluntários e esforços de várias entidades, o ambiente foi equipado e em condições de uso.

A Rede Lilás é formada por órgãos e entidades que funcionam como serviços de atendimento fortalecedores das ações de enfrentamento à violência contra a mulher, tais como: Brigada Militar com a Patrulha Maria da Penha; Centro de Referência e Atendimento Creas/Viva Mulher; Coletivo Feminino Elza Soares; Comissões da Mulher e da Criança e Adolescente da OAB/NH; Conselho do Idoso (CMDCI); Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim); Conselho Tutelar; Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher); Defensoria Pública; Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM); Gerência de Proteção Social Especial de Alta Complexidade; Guarda Municipal; Ministério Público; Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher – Nadim; Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo; Projeto de Extensão Laços de Vida Universidade Feevale; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Saúde; Vara do Juizado de Violência Doméstica Familiar contra a Mulher; e parceiras voluntárias.

 

Assista na íntegra o ato online de inauguração.





 Parceiros Sala das Margaridas:

- Projeto, nichos e mesinha para antessala: Arquiteta Simone Carvalho

- Divisórias: Empresa Divisinos – Valdir Rangel Machado

- Montagem dos Móveis: Enzweiler Móveis – Fernando Enzweiler

- Porta de vidro: Valdemir Leal

- Tintas: Empresa Pontintas – Irinei Dutra

- Pintura: Voluntário Gustavo Andersson

- Computador e acessórios de informática: Empresa Big Sul Informática

- Adesivagem: Infinite Mídia Corporativa – Everton Ricardo Machado

- Poltronas: Empresa BHB Móveis Ltda – Edgar do Prado

- Cortinas: Empresa Ambiental Cortinas – Cibele Leão

- Vasos e flores: Sinos Floricultura e Jardinagem e Floricultura Rio Branco