Sala das Margaridas em Novo Hamburgo será inaugurada no final de fevereiro
Ao assumir a presidência da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Raizer Ferreira (PSDB), comprometeu-se junto à procuradora especial da Mulher, vereadora Tita, em ampliar o apoio à Rede Integrada Laço Lilás e buscar soluções para demandas pendentes.
“Ficamos surpresos por uma agenda tão rápida. Fomos recebidos pela Chefe de Polícia e falamos sobre os serviços que são prestados pela Delegacia da Mulher. Nós entendemos o quanto temos ainda para avançar e crescer nessas lutas", afirmou o presidente logo após o encontro.
Ele salientou a importância de as mulheres saírem do plantão geral na DPPA e terem um atendimento prioritário em um local de acolhimento.
“Hoje nós temos 22 salas inauguradas. Nos próximos dias teremos mais cinco, inclusive a de Novo Hamburgo. Eu tenho certeza que será um diferencial, um marco. As mulheres poderão ao longo de todo o final de semana, também à noite, no momento de maior vulnerabilidade, em que precisam desse acolhimento, ter um outro espaço que não seja o balcão de uma delegacia. Mulheres vítimas precisam de um atendimento acolhedor e diferenciado”, afirmou a Chefe da Polícia Civil.
Conforme a Diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, Delegada Adriana Regina da Costa, Alvorada, Canoas, Gravataí e São Leopoldo também terão Salas das Margaridas colocadas em funcionamento em breve. Em Viamão, a inauguração ocorreu recentemente.
No encontro, estavam presentes também a Procuradora Especial da Mulher do Legislativo, Tita (PSDB); a Diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, Delegada Adriana Regina da Costa; o Diretor da 3º DPRM, Delegado Eduardo Hartz; a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Novo Hamburgo, Raquel Peixoto; a inspetora Meiriely Thiemy da Silva; a servidora do parlamento hamburguense, Carolyne Andersson, e Alecx Ferreira, chefe de gabinete do deputado Lucas Redecker.
Pleiteada há um bom tempo, a proposta tomou forma após a aproximação da Rede Integrada Laço Lilás, Executivo e Polícia Civil. A demanda era antiga pelo fato de a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) não funcionar 24h. Com a ajuda de voluntários e esforços de várias entidades, o ambiente já está equipado e em condições de uso.
“Como regional, nós atendemos a 16 municípios do Vale do Sinos e temos apenas duas DPPAs, de São Leopoldo e Novo Hamburgo. Nesses horários noturnos, em que não há expediente, nas delegacias distritais dessas cidades, nas quais não há Delegacia da Mulher, o plantão e a Sala das Margaridas também servem para essas pessoas de outras localidades. O atendimento nesse espaço será feito pelos policias plantonistas, que foram capacitados”, explicou Hartz.
A procuradora especial da mulher e Carolyne Andersson relataram a importância do apoio e engajamento da comunidade para a adequação do espaço de forma padronizada, seguindo o regramento estabelecido pela Polícia Civil. “Temos em Novo Hamburgo uma parceria muito grande com a iniciativa privada. As pessoas acreditaram no projeto e junto com o delegado Tarcísio e a prefeita Fátima Daudt envolveram-se com a proposta e hoje temos a Sala das Margaridas”, finalizou Tita.
Saiba mais:
Anúncio de quem conduzirá a Procuradoria da Mulher deve ocorrer no dia 3