Palestra sobre autoestima encerra programação do mês da Mulher proposta pela Procuradoria Especial

por Tatiane Souza última modificação 31/03/2022 19h39
31/03/2022 – A Procuradoria Especial da Mulher completou quatro anos de atuação em 22 de março. Para celebrar a data e também o mês da mulher, o órgão, conduzido pela vereadora Semilda dos Santos – Tita (PSDB), realizou diversas atividades. Na terça-feira, 29, a psicóloga Aline de Negri fez uma palestra sobre os desafios da vida moderna – autoconhecimento e autoestima feminina. Fizeram parte da programação uma exposição no hall do Legislativo, intitulada Mulheres em Retrato; a prestação de contas da Procuradoria, exercício financeiro 2021/2022; e um café especial no dia do aniversário, com representantes da Rede Lilás.
Palestra sobre autoestima encerra programação do mês da Mulher proposta pela Procuradoria Especial

Foto: Moris Mozart Musskopf/CMNH

A psicóloga definiu autoconhecimento como algo que se refere a um estudo aprofundado e minucioso daquilo que o ser humano é e representa. Segundo Aline, ele perpassa comportamentos e capacidades potencializados desde a infância. “O autoconhecimento é importante especialmente para as mulheres. Já pensou viver uma vida infeliz, na qual não consegue entender o motivo para tanta frustração? Isso é mais comum que se pensa", alertou a profissional. Ela acrescentou que se conhecer é importante pois permite compreender melhor "quais são as nossas habilidades e capacidades, nossas virtudes, valores, missão de vida e, também, o nosso propósito”, explicou. 

Durante a palestra, Aline apontou que a imagem da mulher vem sendo construída na sociedade sob várias visões, como deusas, sacerdotisas, poderosas, submissas e donas de casa. “Nas últimas décadas, mulheres lutam pelos seus ideais, pensando no que é melhor para elas mesmas. Mas como se autoconhecer? Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”, disse. 

Para finalizar, ela citou algumas perguntas que podem parecer simples, mas que são complexas de serem respondidas para quem está buscando o autoconhecimento. “O que dá sentido a tua vida? O que te faz feliz? O que você faz que te dá motivação? Qual o teu propósito de vida? O que te faz levantar e sair da cama todas as manhãs?”, indagou a psicóloga. 

Em um momento de confraternização, as mulheres presentes puderam fazer perguntas e expor momentos cruciais de suas vidas, no qual deram a volta por cima.

Parcerias estabelecidas pela Procuradoria da Mulher possibilitaram projeto pioneiro de defesa pessoal e eventos nos bairros

A Procuradoria 

Com a intenção de combater a violência de gênero e a discriminação, A Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo hamburguense encaminha denúncias à rede de atendimento do Município e fiscaliza programas e serviços voltados a essa temática implementados pelo Executivo.

Por meio de campanhas e ações localizadas em bairros com maior incidência de feminicídio e abusos, busca garantir a defesa dos direitos das cidadãs, além de lutar por maior representatividade feminina na política.

Desde sua implantação, a Procuradoria foi responsável pelo lançamento de campanhas e capitaneou o fortalecimento da Rede Lilás, criada em 2017 com o intuito de reunir entidades voltadas ao acolhimento das vítimas e ao combate e punição àqueles que praticam violência de gênero em Novo Hamburgo.

Os encontros presenciais entre as representantes de cada órgão eram promovidos na sede do Legislativo. Durante a pandemia as ações não foram interrompidas. Reuniões de diagnóstico e de planejamento foram mantidas de forma virtual.

A Procuradoria é apenas uma das integrantes de um grupo forte e coeso, que busca auxiliar as mulheres terem a chance de buscar uma vida sem sofrimento e dor. Entre os membros da Rede Lilás estão a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Brigada Militar, Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência e Atendimento Creas/Viva Mulher, Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim) e Laços de Vida, ambos da Universidade Feevale, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (Comdim) e dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), Comissões da Mulher e da Criança e Adolescente da OAB/NH, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e coletivos. 

Com a intenção de combater a violência de gênero e a discriminação, esse órgão do Legislativo hamburguense encaminha denúncias à rede de atendimento do Município e fiscaliza programas e serviços voltados a essa temática implementados pelo Executivo.

Procuradoria Especial da Mulher