Presidente do Legislativo acompanha embaixador em visitas institucionais na região

por Tatiane Souza última modificação 29/11/2018 20h45
29/11/2018 – O presidente da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT), acompanhou o embaixador de Luxemburgo, Carlo Krieger, e a cônsul honorária do Grão-Ducado do Luxemburgo no Estado, Tânia Bian, em visitas institucionais pela região na manhã e início da tarde desta quinta-feira, 29. Pela primeira vez oficialmente no Rio Grande do Sul, o embaixador reuniu-se com as prefeitas de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, e de Morro Reuter, Carla Chamorro. Jerry Menegheti, vice-prefeito de Dois Irmãos, secretários municipais dos dois municípios e a professora de alemão Denise Lanz, intérprete durante o encontro, também estiveram presentes.
Presidente do Legislativo acompanha embaixador em visitas institucionais na região

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

A prefeita Tânia apresentou a cidade e falou sobre o perfil econômico de Dois Irmãos. Segundo ela, a população preocupa-se com as questões de sustentabilidade. “Aqui o próprio cidadão cuida do seu espaço. E todos os movimentos perpassam pela educação e pela cultura. As verbas municipais são usadas com muita responsabilidade, mantemos as nossas contas em dia, bem como os serviços de educação e de saúde, graças a uma gestão moderna de governo”, disse. A chefe do Executivo falou ainda que estão trabalhando na redução de despesas, investindo, por exemplo, em energia solar, na implantação de lâmpadas de Led em toda o Município e no reaproveitamento da água da chuva em espaços públicos. “Temos de honrar os imigrantes que lutaram para chegar aqui. E esta luta se faz com respeito, transparência e valorização de tudo o que temos”, disse Tânia ao reafirmar o orgulho em receber Krieger em sua cidade. 

O embaixador falou sobre a economia de Luxemburgo e relatou a felicidade em ser recebido na região. Ele destacou a indústria do aço, um importante mercado entre o Brasil e seu País. 

Já em Morro Reuter, a prefeita Carla Chamorro levou a comitiva para visitar a localidade de Walachai, para conhecer a casa de Mathias Mombach e seus descendentes. Mathias foi um dos luxemburguenses que a partir de 1829 chegou à região, sendo um dos primeiros moradores da localidade de Walachai. O embaixador conversou com moradores, comerciantes e funcionários de uma fábrica de cerveja, em Dois Irmãos, e de calçados, em Morro Reuter. Após, as autoridades almoçaram em um tradicional café colonial da região. 

Felipe Kuhn Braun ressaltou a importância desse momento histórico. “É a primeira visita oficial ao Estado do primeiro embaixador de Luxemburgo. Esse momento nos trará frutos, pois a embaixada de Brasília já manifestou o interesse em estreitar laços e fazer parcerias culturais e econômicas com a nossa região, especialmente com os municípios de Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Morro Reuter e Nova Petrópolis”, anunciou o presidente do Legislativo hamburguense.


Leia mais: 

Em palestra na Câmara, embaixador apresenta panorama econômico e político de Luxemburgo 

Presidente representa a Câmara em lançamento de selo Brasil-Luxemburgo no Palácio Piratini 

Veja cobertura fotográfica completa em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

registrado em: